Pão de fermentação natural: confira os benefícios e explore as possibilidades

Receitas | 07/10/2021 | Tempo de leitura: 2 minutos

Extremamente versátil e rico em nutrientes, o pão de fermentação natural vem ganhando cada vez mais espaço, podendo ser considerado uma “tendência gastronômica”. Feito de forma artesanal, pode levar em torno de uma semana para ficar pronto, mas no fim das contas, toda essa espera vale a pena: o resultado é um produto único, que oferece inúmeros benefícios para quem consome. Confira!

Aumento da capacidade de digestão

Como o próprio nome diz, esse tipo de pão é feito a partir do fermento natural que ao contrário do biológico, apresenta lactobacilos capazes de auxiliar na digestão correta do organismo, contribuindo ainda para a flora intestinal, uma vez que o número de bactérias benéficas aumenta significativamente durante o processo de fermentação. Além disso, a quebra da proteína do glúten em aminoácidos também facilita o consumo para pessoas sensíveis ao glúten.

Baixo índice glicêmico

Devido ao longo processo de fermentação, parte dos carboidratos são transformados em amido resistente, reduzindo a velocidade em que a glicose é liberada na circulação do sangue, aspecto que, consequentemente, prolonga a sensação de saciedade (podendo auxiliar na perda de peso), evitando assim os “picos de glicemia”.

Grande quantidade de nutrientes

Vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo, ferro e zinco. Esses são alguns dos inúmeros nutrientes encontrados no pão de fermentação natural. Isso apenas reforça a melhoria da biodisponibilidade de vitaminas e minerais contidas nesse produto, se comparado aos fabricados pelo método comum. Vale destacar ainda que por não contar com a adição de conservantes, o pão se torna muito mais nutritivo.

Maior durabilidade

O ácido acético, também produzido durante a fermentação, apresenta resistência à deterioração microbiana. Ou, em outras palavras: é responsável por inibir o crescimento de fungos, fator essencial para que o envelhecimento do pão aconteça lentamente, permitindo o armazenamento por um longo período de tempo.

Melhor textura e sabor

Por último, mas não menos importante: qualquer pão feito com fermento natural possui textura única e sabor incomparável, tudo graças às leveduras presentes na massa que, por sinal, é macia e extremamente crocante. Aliás, todas essas características contribuem para a sua versatilidade, afinal, esse produto pode muito bem ser consumido com diversos tipos de acompanhamentos.

Mas afinal, como é feito o pão de fermentação natural?

Antes de qualquer coisa, podemos dizer que a “paciência” é o ingrediente principal dessa receita, uma vez que a preparação do fermento natural, também conhecido como “levain” ou “massa madre”, é a primeira etapa a ser concluída (confira o passo a passo clicando aqui) e algo que demandará um pouco mais de tempo, sendo necessário ficar atento aos processos de descarte, periodicidade de alimentação e conversão, informações que você pode conferir através deste artigo disponível em nosso blog, acesse aqui

Dessa forma, após a finalização desse fermento, uma boa quantidade é adicionada aos demais ingredientes (farinha, água e sal, seguindo a versão convencional) para a formação de uma massa lisa e homogênea que, em seguida, deve ficar em descanso. Feito isso, basta levá-la ao forno e aguardar ansiosamente para curtir essa experiência inesquecível. 

Só não esquece de usar a sua panela de ferro durante o preparo, hein! Afinal, ela é a opção mais indicada para assar esse tipo de pão. 

alvaro

Comentários: