bife na panela de ferro

3 truques para deixar seu bife mais suculento na bifeteira de ferro

Dicas de uso | Receitas | 01/11/2019 | Tempo de leitura: 3 minutos

É fã de uma boa carne e adora fazer seus bifes no ponto certo? Então este é um artigo que você precisa ler até o final. Isso porque aqui vamos ensinar como fazer um bife suculento que vai agradar toda a sua família. 

Para começar, tenha em mente que a bifeteira de ferro é o melhor utensílio para fazer bifes deliciosos, já que seu material é o ferro fundido, capaz de alcançar altas temperaturas e de esquentar homogeneamente sua superfície, cozinhando o bife por igual em toda sua extensão.

Na bifeteira de ferro é possível fazer tanto bifes mais altos quanto finos. Além disso, alguns modelos possuem ondas em sua superfície que dão aquele aspecto de grelha de churrasqueira, o que deixa seu bife ainda mais bonito. Porém, há também os modelos lisos, semelhantes a chapas, que deixam tão saboroso quanto. 

De qualquer forma, o importante mesmo é que ambas as bifeteiras criam uma crosta de sabor único que só panelas de ferro são capazes de produzir. Isso graças à característica especial do ferro fundido, que libera ferro no alimento em altas temperaturas, deixando-o mais nutritivo e saboroso.

Como fazer bife suculento 

Para você que ainda não conhece as técnicas de restaurantes ou de muitos youtubers especializados em carnes, esse é o momento de anotar e colocar em prática essas dicas valiosas para o preparo de bifes. Vamos as dicas de como fazer bife suculento: 

Escolha o tipo de bife

A primeira dica é escolher seu bife. Ele pode ser de carne bovina ou suína. Separe um óleo ou manteiga de sua preferência, sal e temperos à gosto. Não se esqueça de utensílios para regar o bife com a manteiga e para virá-lo. Coloque sua bifeteira no fogão e deixe-a aquecendo.

É importante temperar sua carne antes de fritar e, dependendo da altura do bife, é aconselhado deixar uns minutos para a absorção ser completa. O tamanho do bife mais indicado é o médio, porém é importante conversar com seu açougueiro sobre qual é o corte mais indicado para o tipo de carne que deseja. 

Comece a preparação

Após sua bifeteira de ferro fundido estar quente, coloque um fio de óleo, espere esquentar (este é um processo bem rápido) e coloque o bife. Em seguida coloque a manteiga que rapidamente vai derreter e comece a regar o bife com ela.

Para atingir o ponto e crocância desejados você deve deixar seu bife cozinhar de cada lado um certo tempo. Para quem gosta de bifes ao ponto menos, três minutos de cada lado e regando com a manteiga é o suficiente. Se você prefere um bife ao ponto mais, deixe por cinco minutos da mesma forma.  

Preste atenção ao ponto

Preste bastante a atenção no tempo de fogo. Afinal, se você quer um bife suculento o ideal é não deixar muito tempo cozinhando. Por sua vez, caso deseje apenas selar a carne no fogão e acertar o ponto no forno também é possível, isso porque a bifeteira de ferro fundido pode ser levada ao forno. Nesse processo de selagem você pode fritar o bife três minutos de cada lado e deixar mais cinco minutos no forno. 

Após preparar um bife é importante deixá-lo descansando alguns minutos para que todos os líquidos da carne se encontrem e o bife fique extremamente suculento, macio e saboroso. Corte o bife apenas após esse período de descanso, e sirva!

Dica Bônus:

Esse assunto de carne deixa muita gente com água na boca e curioso para saber quais são os cortes indicados para fazer o bife perfeito. Nessa dica separamos 4 cortes para você se deliciar:

Bovino

  1. Bifes de contra-filé
  2. Bifes de alcatra

Suíno

  1. Bifes de bisteca
  2. Bifes de copa-lombo

Lembrando que se for preparar carnes suínas é importante deixá-las bem passadas, pois não é recomendada a ingestão delas ao ponto ou ponto menos. Portanto, na hora do preparo deixe mais alguns minutos tanto no fogão quanto no forno e terá um bife suíno suculento e saboroso.

Com essas dicas você já sabe como fazer bife suculento da maneira correta utilizando uma bifeteira de ferro fundido, que deixa tudo muito mais saboroso. Então, aproveite e coloque essas dicas em prática e agrade a família toda no próximo almoço de domingo. 

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: