Receitas vegetarianas para cozinhar no Natal

Receitas | 10/12/2021 | Tempo de leitura: 3 minutos

O veganismo e o vegetarianismo estão cada vez mais em alta. A onda de conscientização está fazendo com que um grande número de pessoas abandone dietas a base de proteína animal e passem a consumir mais produtos de origem vegetal. 

A alimentação vegana e vegetariana pode ser muito saudável e saborosa. Basta fazer as substituições corretamente e apostar em ingredientes naturais, ricos em nutrientes e proteínas, que além de fazerem bem para o nosso organismo também podem ser deliciosos. 

E para deixar tudo isso ainda mais saudável, uma ótima opção é investir no preparo dos alimentos em panelas de ferro, já que o material libera nutrientes na comida que ajudam a deixar o organismo mais forte. 

Veja 5 receitas vegetarianas para você se inspirar: 

Spaghetti de pupunha com shimeji

Ingredientes

400g de fios de pupunha 

200g de shimeji e shitake

1 abobrinha cortada em cubos

1 tomate cortado em cubos

1 dente de alho

Sal e pimenta a gosto

Azeite

Modo de preparo:

Corte do alho e o refogue no azeite em uma panela de ferro. Adicione os cogumelos, os tomates, a abobrinha e os fios de pupunha. Misture tudo e tempere com sal e pimenta a gosto. Não cozinhe demais os ingredientes, pois eles podem soltar muita água. Deixe-os “al dente”. Finalize com ervas, se preferir, e sirva. 

Escondidinho de abóbora 

Ingredientes para a massa:

2 xícaras de abóbora cortada em cubos

⅔  de xícara de farinha de quinoa

1 cebola 

3 dentes de alho

1 colher de (sopa) de biomassa de banana verde

Sal e pimenta a gosto

Ingredientes para o recheio: 

2 xícaras de cogumelos de sua preferência

1 colher (chá) de azeite

1 colher (sopa) de mostarda

Modo de preparo:

Cozinhe a abóbora até chegar ao ponto de desmanchar. Em uma panela de ferro, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente a abóbora, a farinha, a biomassa, sal e pimenta. Misture tudo até que vire um purê mais denso. Em outra panela de ferro, refogue os cogumelos com mostarda e azeite. Em uma assadeira de ferro, monte o escondidinho, intercalando a massa e o recheio. 

Bolinho de grão-de-bico

Ingredientes:
1 ½  xícara. de grão-de-bico cozido

1 cebola roxa picada

1 dente de alho

½ colher de tahine

1 colheres (sopa) de farinha de trigo 

1 colher (sopa) cebolinha 

Sal e pimenta a gosto

Azeite

Modo de preparo:

Deixe o forno pré-aquecido a 180ºC. Em um processador, bata o grão-de-bico com a cebola roxa, o alho, o tahine e a cebolinha. Despeje a massa em uma tigela e junte a farinha. Misture até soltar das mãos. Faça bolinhos com a massa e os coloque em uma assadeira de ferro untada com azeite. Asse por 40 minutos ou até dourar, vire-os na metade do tempo. Sirva com um molho da sua preferência. 

Farofa de Natal vegana

Ingredientes:

500g de farofa pronta

1 cebola média

½ xícara de uva passa sem caroço

3 colheres (sopa) de nozes

½ xícara de maça verde em cubos

½ xícara de azeitona em rodelas

Salsinha

Azeite

Modo de preparo:

Em uma frigideira de ferro, aqueça o azeite. Adicione a cebola picada e deixe dourar, mexendo quando necessário. Deixe esfriar. Junte as nozes, as maçãs, as uvas passas e as azeitonas na frigideira e volte ao fogo. Acrescente a farofa gradualmente. Misture bem e sirva. 

Sopa de lentilha com limão siciliano

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite

2 xícaras (chá) de cebola em cubinhos

2 colheres (sopa) de alho picado

2 colheres (chá) de cominho

2 xícaras de lentilha

1 limão siciliano espremido (suco)

½ xícara (chá) coentro picado

2 folhas de louro

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela de ferro (tipo cumbuca), refogue o alho e a cebola no azeite. Depois de dourar, adicione caminho, louro e a lentilha. Cubra com água e deixe cozinhar até a lentilha ficar macia. Acrescente o suco de limão e o coentro. Sirva quente. 

Dietas veganas e vegetarianas podem ser muito saborosas. Existe um infinidade de pratos em que você pode preparar, livres de proteína animal. E com uma panela de ferro, a comida fica ainda mais gostosa!

Sabia que a panela de ferro possui muitos benefícios para a saúde? CLIQUE AQUI e saiba mais!

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: