Como a panela de ferro pode potencializar sua saúde?

Bem estar | 22/11/2019 | Tempo de leitura: 2 minutos

Nos dias de hoje as pessoas buscam um estilo de vida e, principalmente, uma alimentação mais saudável. Estamos sempre procurando por alternativas para melhorar nossa relação com o corpo, praticando esportes, indo à academia, comendo alimentos orgânicos, diminuindo a ingestão de carne e colocando em prática inúmeras outras coisas. 

No entanto, algo que muitos não sabem é que os utensílios no qual preparamos nossos alimentos podem sim fazer parte desses novos hábitos de vida. A panela de ferro, por exemplo, é um item que faz muita diferença durante o preparo dos alimentos. Pode até parecer um pouco estranho, não é mesmo? Mas, não precisa se preocupar. Ao longo deste artigo você irá entender exatamente quais são os benefícios da panela de ferro para a saúde.

Benefícios da panela de ferro para a saúde

A culinária tradicional brasileira sempre teve os utensílios domésticos de ferro como os favoritos das cozinhas, um dos motivos era sua durabilidade e versatilidade. As grandes famílias, principalmente no interior, sempre viam esses utensílios como um bom investimento, logo essa cultura que conhecemos hoje de cozinha da roça foi criada com esse preceito. 

Você encontra esses utensílios de ferro até hoje no mercado. Em muitas casas uma refeição preparada na panela de ferro é um evento em especial, como festas de família ou feriados importantes. Mesmo usando poucas vezes, quem tem uma panela de ferro já é capaz de notar a diferença no sabor do alimento, além de ter os benefícios do ferro na sua alimentação. 

Não há dúvidas de que as panelas de ferro são bem diferentes daquelas que estamos acostumados, elas são maiores, pesadas e rústicas. Além disso, quem já provou sabe que o gosto dos alimentos preparados em uma panela de ferro é muito diferente quando comparado com as panelas comuns, pois ao alcançar uma temperatura alta o ferro é liberado no alimento, aumentando seu valor nutricional e agregando saúde além de sabor.

Para se ter uma ideia, já foi comprovado que entre os benefícios provindos da ingestão de ferro estão o fortalecimento do sistema imunológico e o aumento do nível de energia. Sendo assim, o uso regular da panela de ferro na alimentação só aumenta os efeitos do ferro no corpo humano, principalmente quando se diz respeito à anemia ferropriva. 

Vale ressaltar que a liberação do ferro nessas panelas ocorre a partir do contato em alta temperatura do alimento com o mineral. Esse fato é reconhecido pela ciência e é recomendado à população desde 1991. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a panela de ferro age como uma alternativa para a redução da anemia por deficiência de ferro no país. 

De qualquer forma, tenha sempre em mente que é importante repor os nutrientes necessários, porém nada em excesso faz bem para a saúde. Então use seus utensílios de ferro com consciência e aproveite uma deliciosa refeição com o sabor único da panela de ferro. 

Portanto, esses são os benefícios da panela de ferro para a saúde. Se você ficou interessado e quer saber mais sobre essas vantagens, conheça 5 panelas que não podem faltar em sua cozinha

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: