7 alimentos ricos em ferro

7 alimentos ricos em ferro e como incluí-los na alimentação

Bem estar | 13/11/2018 | Tempo de leitura: 4 minutos

Preparamos para você uma lista de sete alimentos ricos em ferro e como eles podem fazer parte da sua dieta. Confira e arrisque novas preparações.

1. Carnes vermelhas (100 gramas - 1,7 mg)

Carne Vermelha

 

 

As carnes vermelhas são ricas em ferro e podem ter diversas formas de preparo, podendo ser assadas, cozidas e grelhadas. Quem não gosta de uma carne cozida com mandioca, carne assada ao molho de ervas ou um saboroso escondidinho de carne de sol?

 

 

2. Feijão carioca cozido (100 gramas - 1,3 mg)

feijão

Sabe quando você come aquela feijoada e logo sente o abdômen inchado? Apenas com um detalhe no pré preparo do feijão e das leguminosas em geral, esse desconforto pode ser evitado.

Deixe os grãos de molho por no mínimo 36 horas, trocando a água, isso faz com que os fitatos sejam eliminados, pois esses são considerados antinutrientes que podem ter efeitos maléficos na digestão e absorção dos nutrientes.

Podemos preparar o feijão cozido, em saladas, caldos, bolinhos e hambúrgueres.

 

3. Espinafre (100 gramas - 0,4 mg)

espinafre

 

 

O espinafre pode estar presente nos sucos verde, saladas de forma crua, em preparações com cozimento, recheios de tortas, omeletes e panquecas.

 

 

 

4. Couve (100 gramas - 0,5 mg)

couve

 

 

Tão versátil quanto o espinafre, a couve permite preparações simples e acompanha receitas sofisticadas também.

Use para fazer suco verde, em saladas crua ou levemente refogada.

 

 

5. Coentro (100 gramas - 1,8 mg)

coentro

 

 

O coentro é uma erva que não agrada a todos apresenta na sua composição uma grande quantidade de ferro, podemos encontrar em preparações com peixes, em saladas de forma crua, pestos, chás, e sucos.

 

 

 

6. Aveia (100 gramas - 4,7 mg)

Aveia

 

 

A aveia é considerado um cereal muito rico em ferro, fibras, proteínas e muito versátil nas preparações como bolos, panquecas,cookies, mingau, acompanho frutas e vitaminas.

 

 

 

7. Quinoa (100 gramas - 4,6 mg)

quinoa

 

 

A quinoa um cereal rico em ferro pode ser apreciado em saladas tipo tabule, hambúrgueres,, substituindo o arroz, em caldos e sopas. Necessário deixar de remolho por no mínimo 24 horas, trocando a água pelo menos 3 vezes.

 

 

 

Dicas para o bom aproveitamento do ferro

  • Use sempre alimentos ricos em vitamina C nas refeições que contêm ferro. A regra básica é que o grupo das hortaliças e o do das frutas são os que mais apresentam níveis dessa vitamina. Já o grupo dos cereais e das leguminosas é mais rico em ferro. A junção desses grupos promove uma boa interação de vitamina C e ferro.
  • Não beba chá preto, cacau, café e chás de ervas (polifenóis) perto do horário das refeições que contêm ferro. Consuma essas bebidas pelo menos uma hora antes das refeições ou três horas depois. O chá preto é o pior dos inibidores da absorção de ferro.
  • Evite também o uso de leite, laticínios e ovos nas refeições ricas em ferro.
  • Utilize medidas para reduzir o ácido fítico (fitatos) dos alimentos, como a germinação, fermentação e deixar os grãos de molho. 
  • Não tome antiácidos de maneira indiscriminada.
  • Se você gosta, utilize panela de ferro para cozinhar os alimentos. 
  • Tenha uma alimentação repleta de produtos naturais e integrais, ricos em fibras, que promovem o meio intestinal mais ácido e favorecem a absorção de ferro.
  • Não se esqueça que alimentação inadequada não costuma ser o principal fator que leva a deficiência de ferro (importante avaliar as possíveis causas).
  • Fatores que afetam a absorção de ferro inibem: Cálcio, Fibra alimentar, Oxalatos, Fosfatos, Polifenóis, Proteína de soja, Proteína de ovo.
  • Fatores que melhoram absorção do ferro: Ácido ascórbico (vitamina C), Álcool, Ácidos orgânicos, Aminoácidos, Proteína de carne.

Tabela de alimentos que contém ferro em sua composição (de acordo com porções indicadas)

 

ALIMENTOS

PESO (g)

FERRO (mg)

Fígado de galinha cozido

100

22

Semente de abóbora

57

8,5

Tofu

124

6,7

Pistache

64

4,4

Lombo de boi assado

100

3,8

Semente de girassol

33

1,7

Vagem de ervilha cozida

80

1,75

Amendoim

72

1,2

Abacate

100

1

Espinafre

95

1,4

Abóbora cozida

123

1,7

Cogumelo

39

0,68

Beterraba

85

0,67

Couve cozida

90

0,55

Feijão

100

2

Brócolis

100

3,6

Fonte: Biodisponibilidade de nutrientes / Silvia M. Franciscato Cozzolino [organizadora]. 5. ed. rev. e atual. -- Barueri, SP : Manole, 2016.


Uma alimentação saudável e equilibrada pode contribuir muito para não desenvolvermos anemia e até mesmo para pessoas que já estão debilitadas por causa da deficiência desse micronutriente essencial. Esperamos que tenham gostado do conteúdo e que de hoje em diante possam incrementar suas refeições com alimentos ricos em ferro.

Gostou do conteúdo? Conte-nos se começou a usar os alimentos citados em alguma refeição e como tem preparado, essa troca nos será de grande importância.

Sarah Sotero & Fernanda Rodrigues

Unidas pelo sonho comum em ajudar pessoas e pela Nutrição, as mineiras Sarah e Fernanda trilharam outros caminhos até chegarem ao curso que as proporciona mais contato com a saúde, a culinária e aquele sonho em ajudar pessoas. Sarah é arquiteta paisagista, Fernanda é administradora de empresa. Ambas esperam trazer um novo olhar para a alimentação compartilhando conhecimento. Siga-as no instagram: @sarahsotero e @fe_rodrigues_cf

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: