limpar panela de ferro

Como retirar queimados da panela de ferro em 3 passos

Receitas | 29/11/2019 | Tempo de leitura: 3 minutos

As panelas de ferro são excelentes para cozinhar qualquer tipo de alimento, isso porque possuem a capacidade de esquentar sua superfície homogeneamente, distribuindo assim o calor por igual. O problema é que às vezes pode acontecer de algum alimento ficar um tempo a mais no fogo e acabar queimando. Então, essa gordura queimada que fica na superfície da panela cria uma camada transparente que atrapalha a capacidade antiaderente do ferro fundido e também afeta o sabor dos alimentos. 

Contudo, isso não é o fim do mundo. Ao longo deste conteúdo iremos te ensinar como tirar queimado de panela de ferro, acompanhe até o final!

Como tirar queimado de panela de ferro 

Todo mundo sabe que as panelas de ferro são super versáteis e duram para vida toda com os cuidados certos, no entanto imprevistos acontecem e sempre tem aquela comida que teima em queimar quando você menos espera. De qualquer forma, não é nada que não possa ser resolvido. Veja abaixo 3 passos super fáceis de como tirar queimado de panela de ferro.

Passo 1

Você nem imagina que um alimento que sempre tem em casa pode resolver o problema de queimado da sua panela, não é mesmo? Estamos falando da batata. Se esfregada na panela, ela remove todos os resíduos de alimentos que ficaram queimados na sua superfície. 

A batata vai deixar sua panela limpa e antiaderente novamente, tudo isso de forma bem natural, sem agredir os poros do ferro fundido. A limpeza acontece graças à grande quantidade de carboidrato que a batata possui.

Passo 2

Caso a batata não tenha sido o suficiente para eliminar o queimado da sua panela de ferro, não se preocupe. Outro alimento comum em toda cozinha pode te ajudar. O sal. Polvilhe-o na superfície da panela e com uma escovinha, de preferência de nylon, esfregue o local com cuidado. O sal fará uma leve esfoliação nos poros da panela, retirando os resíduos e não agredindo o ferro fundido. 

Passo 3

Após esses passos é só usar água morna na sua panela e enxaguá-la. Em seguida, seque-a em uma fonte de calor, pode ser no sol, mas o fogão é mais eficiente. Fez isso? Então pronto, sua panela está recuperada e novinha em folha. Caso o queimado não tenha saído antes de enxaguar, tente mais uma vez ambos os passos. 

Para um melhor resultado tempere/cure sua panela de ferro fundido assim que retirar os queimados. Para esse processo você precisará apenas de uma gordura ou um óleo e um fogão por perto. Unte a panela de ferro com o óleo e deixe por volta de uma hora no forno para que a panela seja selada. 

Lembre-se de colocar óleo suficiente para cobrir a panela, porém não exagere na quantidade. O processo de temperagem deve ser feito a cada cinco lavagens da sua panela para que ela seja melhor conservada e você tenha sempre a antiaderência natural e o gostinho característico da comida feita nesse utensílio.

Como foi possível perceber, portanto, é fundamental saber como cuidar da sua panela de ferro para que ela dure por anos, e continue agregando qualidade e benefícios à sua saúde. Ficou curioso sobre quais são esses benefícios? Então confira o artigo sobre como a panela de ferro pode potencializar a sua saúde.

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: