panela de ferro

Como a panela de ferro é fabricada?

Dicas de uso | 08/11/2019 | Tempo de leitura: 2 minutos

As panelas de ferro fundido são utensílios domésticos versáteis e duráveis. Não é por acaso, portanto, que são desejados por todos e até conhecidos como herança de família. Afinal, a panela de ferro remete à comida caseira que conforta e além de tudo faz muito bem para a saúde. 

Mas, você sabe como é feita uma panela de ferro? Continue lendo este artigo que vamos te contar todo o processo de como uma panela desse tipo é produzida e, assim, será possível entender porque ela conquista os fogões de muitas famílias.

Como é feita uma panela de ferro?

O processo de fabricação das panelas de ferro é trabalhoso e minucioso, isso porque existem muitos detalhes ao decorrer da elaboração. Para começar a produzir qualquer tipo de panela você precisa fazer o molde dela antes, e no caso das panelas de ferro não é diferente. A única diferença é que esse molde é feito com um tipo específico de areia, conhecida como areia virgem.

Assim que você tem o formato da sua panela moldada, começa a segunda parte desse processo que é a inserção do ferro derretido à uma temperatura aproximada de 1400 °C no encaixe de areia virgem. A fusão do ferro é feita em um forno conhecido como cubilô, que funciona à base de carvão mineral e ar comprimido, e faz o processo de derretimento do ferro que sai na temperatura citada acima. Essa parte é extremamente delicada, pois o ferro está muito quente e deve ser colocado com muita calma sob o molde.

Depois que o ferro esfriar, o molde é desmontado e a areia pode ser reciclada. A parte da moldagem da panela de ferro traz uma certa unicidade para cada peça. Afinal de contas, a forma de areia nunca é exatamente reutilizada da mesma maneira, assim cada panela é fisicamente diferente uma da outra.

Higienização, acabamento e selagem

Após sair do molde as panelas precisam passar por uma fase crucial, a higienização. Assim que são limpas começa a etapa de acabamento. O acabamento nada mais é do que os detalhes da sua panela: a inserção dos cabos, a remoção de possíveis rebarbas e a pintura a base de água que evita que o ferro enferruje enquanto não está em uso.

O último passo do processo de elaboração de uma panela de ferro é a selagem. Nessa fase a panela é deixada em uma estufa em temperatura média de 250 graus para que todos os resíduos e impurezas sejam eliminadas através do calor. Logo ao final desse processo sua panela de ferro fundido sai já na coloração preta que conhecemos.  

Conseguiu entender como é feita uma panela de ferro? Interessante, não é? Apenas não se esqueça de manter certos cuidados para que sua panela dure a vida toda e seja até mesmo deixada como herança. Se você quer saber mais dicas sobre como cuidar da sua panela, venha ler o artigo sobre os 5 cuidados que devemos tomar ao usar a panela de ferro.

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: