5 cuidados essenciais com uma panela de ferro

Dicas de uso | 04/10/2019 | Tempo de leitura: 2 minutos

Panelas de ferro são excelentes utensílios de cozinha por vários motivos, um deles é que elas são capazes de alcançar uma alta temperatura e esquentar toda a superfície de forma homogênea, cozinhando o alimento por igual. Outro motivo que faz da panela de ferro a favorita das cozinhas é sua durabilidade, é claro. No entanto, para isso é necessário prestar atenção aos cuidados com a panela de ferro, já que ela tende a enferrujar rapidamente.

Cuidados com a panela de ferro 

Quando se compra uma panela, o maior desejo é que ela dure bastante tempo, não é mesmo? Além de que ajude no preparo da sua comida. Pensando nisso, para que seu investimento na panela de ferro não seja perdido, é fundamental colocar em prática alguns passos importantes antes, durante e após a utilização dela. 

Confira os 5 cuidados com a panela de ferro que você deve ter para que ela dure por muito mais tempo do que imagina:

1. Curar/temperar a panela 

Curar ou temperar é um processo de selagem em que os poros da panela são banhados a óleo ou gordura, e são aquecidos no forno ou no fogão. O processo de curagem dura cerca de uma hora e não é difícil de se realizar. Normalmente, as panelas já vêm de fábrica curadas, porém é importante repetir o processo após cinco lavagens para que elas não enferrujem ou percam sua antiaderência natural. 

2. Jeito certo de lavar

O processo de lavagem de uma panela de ferro é simples, basta utilizar um sabonete neutro em barra e água morna. Além disso, evite usar esponjas abrasivas e nunca opte por detergentes, pois eles deixam resíduos nos poros da panela de ferro fundido e, consequentemente, tiram a proteção natural dela. 

3. Uso de utensílios específicos 

Já que a panela de ferro alcança temperaturas muito altas, não é difícil imaginar que manusear seu alimento com uma espátula de plástico não seja a melhor opção, pois ela pode derreter. 

Então, prefira sempre utilizar utensílios de madeira ou até mesmo de metal, pois diferente de outras panelas comuns em que não se deve usar metal, pois há chances de riscar a camada antiaderente, com a panela de ferro não há este problema. As espátulas de silicone aguentam até 200 graus celsius, logo é também uma boa opção para se ter em casa.

4. Como evitar que a panela enferruje

Para evitar que a panela enferruje é sempre importante lembrar que não se deve secar a panela de ferro com panos, e sim com uma fonte de calor. Nesse caso, é possível deixá-la no sol ou até mesmo secando no próprio fogão. Certifique-se que ela seque por completo para não enferrujar. 

5. Como recuperar uma panela que já enferrujou

Se a panela já está enferrujada, ainda é possível recuperá-la. Basta você seguir os seguintes passos: em um recipiente em que a panela caiba por completo, preencha metade com água e outra metade com vinagre branco. Deixe a mistura agindo, junto com a panela, por três horas. 

Depois, com uma esponja, retire os resíduos que sobraram. Lave com água e seque bem, como já vimos no item anterior. Por último é recomendável que se faça a cura da panela para que ela não enferruje mais.

Agora que você já sabe quais panelas que toda cozinha deve ter e as características mais importantes de cada uma delas, conheça nossos produtos.

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: