6 utensílios de ferro para manter a comida quente no inverno

Dicas de uso | 27/05/2021 | Tempo de leitura: 4 minutos

Com a chegada do inverno, é comum buscarmos alternativas que amenizem a sensação gelada do corpo e nos façam sentir mais aquecidos. Diante disso, os alimentos quentes, como sopas e caldos, tornam-se essenciais nesse período e nos ajudam a aproveitar a estação mais fria do ano de forma mais saborosa.

Sendo assim, nada melhor do que apostar nos utensílios de ferro, não é mesmo? Afinal, além de acelerar o preparo dos alimentos (uma vez que o calor é distribuído uniformemente sobre a peça) e proporcionar um sabor super especial ao prato, sua alta durabilidade mantém a comida aquecida por mais tempo, evitando assim, que esfrie tão rapidamente. 

Mas calma aí! Se você não possui nenhum utensílio de ferro em casa para garantir um prato quentinho nesse inverno, não precisa se preocupar! Com essas dicas incríveis que separamos especialmente pra você, a partir de agora vai ficar fácil escolher o seu. Dá só uma olhadinha:

Caçarola

Mesmo no inverno, ninguém dispensa um arroz soltinho, acompanhado de feijão e bife acebolado, né? Com a panela de ferro Caçarola você pode fazer tudo isso e muito mais, como sopas, caldos, molhos e refogados deliciosos. Sua versatilidade é um diferencial, tornando-a uma panela “curinga” na cozinha. 

Com capacidade de 1,2 litros, esse modelo acompanha tampa de ferro, puxador de madeira e possui 16cm de diâmetro e 7cm de altura (sem contar com a medida das alças). 

Caldeirão

Aposto que esse você já ouviu falar! Afinal, só de olhar a gente já lembra daquela feijoada de vó feita no capricho, aquela carne de panela cozida e o cheirinho do caldo de mandioca fervendo. Receitas ideais para serem feitas nesse caldeirão de ferro. Só de falar já deu água na boca! 

Disponível no modelo bojudo e com capacidade de 2 litros, acompanha tampa de ferro e alça de aço. 

Fondue

Você leu essa palavra e a imagem do queijo derretido e do chocolate quentinho mergulhado no morango já veio à sua mente, não é verdade? Mas acredite, além de tudo isso você também pode abusar da criatividade e usar esse utensílio para fazer um fundue de carne com o seu molho preferido.

Com 18cm de diâmetro e 17cm altura, esse modelo possui capacidade de 1,8 litros e é composto por uma base, recipiente para álcool, regulador de chama e panela mineira (que também pode ser utilizada sobre o fogão). Acompanha 6 espetos de aço inox com cabo de baquelite.

Forno

Se você não dispensa uma boa comida feita no fogão a lenha, o forno de ferro fundido colonial é essencial para você. Ele contém tampa de vidro e duas grelhas internas (com 4 regulagens de altura), garantindo muito mais segurança no preparo dos alimentos e impedindo que a fumaça entre em seu interior. Seu sistema de dilatação é outro ponto que chama a atenção, evitando estouros e empenações. 

O forno possui 30,50cm de altura, 45,50cm de largura e 51cm de comprimento. Com todo esse espaço, você pode abusar da criatividade e fazer receitas incríveis para a família.

Panela Parmegiana: 

Pelo nome você deve estar pensando: “Já sei, essa panela é pra fazer parmegiana”. E sim, ela serve pra isso, mas não somente pra isso, podendo ser utilizada também no preparo de porções de carne, peixes e ensopados. 

As medidas desse modelo são: 22cm de diâmetro e bordas de 5cm. Além disso, possui forma arredondada, alças de ferro e pode ser levada ao forno servindo como assadeira. Demais, né? 

Rechaud Dupla Face:

Com dois lados disponíveis para uso (liso e estriado), os 30cm de comprimento e 25cm de largura dessa chapa de ferro certamente vão te ajudar a fazer carnes, porções e grelhados incríveis, podendo inclusive ser usada diretamente sobre a chama de fogões.

Sua base em peça única facilita o manuseio e a alça de aço em espiral é totalmente resistente e não esquenta a mão. Também possui fogareiro, mantendo os alimentos sempre quentes.

Agora conta pra gente: depois de conhecer um pouco mais sobre esses utensílios de ferro, qual será o escolhido para te acompanhar nas receitas de inverno?   

alvaro

Comentários: