Como evitar ferrugens na sua panela de ferro

Dicas de uso | 11/02/2022 | Tempo de leitura: 2 minutos

A panela de ferro é um utensílio com grande durabilidade e possui uma longa vida útil. Para aproveitar sua panela de ferro e outros utensílios por muito tempo, são necessários alguns cuidados especiais, principalmente para evitar ferrugens na panela de ferro.

Neste artigo, vamos te mostrar dicas valiosas para higienizar e armazenar corretamente e de quebra, evitar ferrugens na sua panela de ferro.

Como evitar ferrugens em uma panela de ferro

A ferrugem é uma grande dor para qualquer amante das panelas de ferro. Quando o utensílio é armazenado em locais com umidade ou não é seco corretamente, a ferrugem se acumula na superfície e pode chegar a prejudicar o sabor da comida.  Vale lembrar que a ferrugem é um processo natural do ferro, quando exposto à constante umidade. Mas pequenos cuidados diários já são o suficiente para evitar estes danos na sua panela de ferro. Confira: 

Lavagem

Sempre lave a sua panela de ferro assim que terminar de preparar as refeições. O ideal é usar sabão neutro, pois os poros presentes na superfície do utensílio, podem reter resíduos de detergente. Esponjas abrasivas podem prejudicar a camada protetora, o que pode levar a um processo lento de ferrugem. Sendo assim, opte por esponjas macias ou lãs de aço para a lavagem.

Secagem 

Essa é a parte mais importante do processo para evitar ferrugens em uma panela de ferro. Somente um pano de prato não é suficiente para uma secagem completa da panela de ferro, quando terminar a lavagem você precisa usar uma fonte de calor para drenar qualquer resíduo de água. Você pode realizar esse processo expondo ao sol, no fogão ou forno para que não reste nenhuma umidade.

Armazenamento

Nunca guarde sua panela de ferro diretamente após a lavagem. Esse é um cuidado essencial para evitar ferrugens na sua panela de ferro. Evite armazenar em armários embutidos abaixo da pia ou em locais em que há fluxo de água constante. Opte por guardar em locais mais secos e arejados. Dica: você pode usar um filtro de papel para coar café ou uma toalha de papel sobre a superfície interna da panela de ferro, para que ela absorva qualquer resíduo e umidade.

Não deixe sua panela de ferro de molho 

Quem ama cozinhar, sabe que há ocasiões onde a comida pode grudar no fundo da panela ou deixar queimados. É muito comum optar por deixar o utensílio de molho para tirar os resíduos. Essa prática é um erro com panelas de ferro, pois, deixar a de molho na água pode até ajudar com a remoção dos alimentos, porém, ao ficar muito tempo imerso na água o processo de ferrugem ficará mais acelerado.

O ideal para higienizar e evitar ferrugens na panela de ferro, é esquentar um pouco a panela com sabão em barra e um pouco de água ou limpando imediatamente após o uso, onde a panela já se encontra quente.

Lembre-se que além destes cuidados, para evitar ferrugens em uma panela de ferro, o ideal é realizar o processo de cura com certa periodicidade. O tempo vai depender da rotina de uso da panela de ferro. Se sua panela já apresenta ferrugens, pode ficar tranquilo! Confira nosso artigo sobre como tirar ferrugem de utensílios de ferro fundido, clique aqui! 

Seguindo essas orientações, sua panela de ferro terá uma longa vida útil e você poderá servir e preparar todas as suas receitas favoritas com ela!

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: