Carne na Lata: sabor único e inesquecível

Dicas de uso | 21/07/2021 | Tempo de leitura: 2 minutos

Quando se fala em cozinha mineira, os aromas e sabores chamam a atenção. E mais: muitas receitas carregam consigo tradições familiares passadas de geração em geração. O armazenamento da carne na gordura, por exemplo, costume antigo que, segundo a lenda, surgiu com os tropeiros no final do século XIX para manter o alimento conservado por mais tempo, ainda hoje (mesmo com a existência de geladeiras e freezers), é um hábito que prevalece e vem conquistando o paladar de inúmeras pessoas a cada dia que passa. 

Mas você sabe como é feita a carne na lata Xavante?

Se você já experimentou esse alimento super saboroso e tem curiosidade em saber como ele é fabricado, a hora é agora. Vamos te explicar direitinho como funciona o processo de produção e de que forma a carne na lata Xavante deve ser preparada em casa, a fim de preservar todas as suas características. Acompanhe a seguir:

Antes de tudo, o pernil suíno é cortado em pedaços pequenos (sem ossos) e temperado com sal, pimenta e alho. Em seguida, usando uma panela de ferro grande, a banha de porco é inserida e, assim que estiver completamente derretida, acrescenta-se a carne. Em fogo baixo e com a panela tampada, ela deve ser frita até que não haja mais nenhum sinal de água (cerca de 2 horas e meia). Ao chegar no ponto ideal, a carne é então colocada em uma lata e coberta pela gordura. 

Dessa forma, ao comprar a carne na lata Xavante, ela já estará pronta para consumo. Sendo assim, você terá que se preocupar apenas com dois detalhes: 

1 - Esquentá-la: ao utilizar um fogão, faça isso usando um pouco da própria gordura. Mas, caso utilize um micro-ondas, isso não será necessário.  

Importante: tanto a carne quanto a gordura pode ser devolvida a lata, lembrando que a gordura deve sempre cobrir toda a carne, ok? 

2 – Preparar o acompanhamento: arroz à grega, purê de abóbora ou maçã e batatas sauté são algumas receitinhas que combinam perfeitamente com a carne na lata. Prepare uma delas e deixe o prato ainda mais especial. Acredite, você não vai se arrepender.

O que fazer para conservar a carne na lata?

- Mantenha o produto na embalagem original e em lugar fresco e arejado (sem umidade).

- Evite qualquer tipo de contato com água. Ao abri-la, atente-se aos utensílios (garfo, faca ou colher), nenhum deles deve estar molhado;

- Como mencionado anteriormente, ao devolver a carne e a gordura para a lata, não deixe que os pedaços fiquem fora da gordura;

- Tampe a lata somente quando a carne e a gordura esfriarem. 

Depois de conhecer um pouco mais sobre esse prato, a vontade de devorar uma lata inteirinha ficou ainda maior, né? Sabemos que sim! Então não perca mais tempo. Garanta a sua carne na lata aqui em nosso site e aproveite para conhecer nossos produtos derivados.

E, claro, não esquece de voltar aqui pra contar pra gente o que achou, combinado?

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: