panela de ferro

7 mitos mais comuns sobre a panela de ferro

Dicas de uso | 15/11/2019 | Tempo de leitura: 4 minutos

As panelas de ferro são utensílios de cozinha que sempre estão rodeados de mitos. Há quem diga que não se pode lavar uma panela de ferro com água porque ela vai enferrujar, e que se isso realmente acontecer você perdeu sua panela para sempre e não foi um bom investimento. Contudo, todas essas especulações não passam de mitos que podem ser explicados facilmente. 

Para se ter uma ideia, são tantos os mitos sobre panela de ferro que selecionamos 7 deles para desmentir para você ao longo deste conteúdo. Acompanhe até o final e entenda mais. 

Mitos sobre panela de ferro

Veja logo a seguir os 7 mitos sobre panela de ferro e entenda de uma vez por todas que ter uma panela dessa não é um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, ela vai te trazer inúmeros benefícios, seja agregando saúde, melhorando a qualidade e o sabor da comida ou mostrando versatilidade no seu uso e uma durabilidade incrível. Acompanhe:

1. Panelas de ferro não duram pois enferrujam muito rápido

Esse com certeza é um dos mitos que mais assustam quem está interessado em adquirir uma panela de ferro, mas isso não é verdade. Todos os utensílios domésticos demandam um certo cuidado para manter sua durabilidade, e com a panela de ferro não é diferente. 

Nesse caso, é importante manter sua panela sempre temperada e tomar algumas precauções relacionadas à lavagem, nada incomum de se fazer na cozinha. Não é fácil enferrujar uma panela quando ela é bem tratada.

ferrugem na panela de ferro

2. É difícil ter uma panela de ferro em casa 

Complementando o mito anterior, tem-se a falsa impressão de que é difícil cuidar de uma panela de ferro, uma vez que esse item precisa de precauções diferentes dos outros utensílios de cozinha, no entanto não é bem assim. A única coisa a mais em cuidar de panelas de ferro que é diferente dos outros tipos de panelas é a curagem. Guardá-la em um local fresco é essencial também. Viu só? Nada muito complicado.

3. Uma panela de ferro antiga é tão boa quanto uma nova

Todo mundo conhece aquela expressão “Panela velha, é que faz comida boa”, não é mesmo? Nesse caso, não podemos negar que com as panelas de ferro isso é sim verdade, porém as novas também possuem um grande valor. É um mito achar que só as panelas antigas são boas. 

O processo de criação mudou muito ao longo do tempo, portanto a forma como as panelas são produzidas hoje é muito mais eficiente, a moldagem e a selagem do produto são minuciosas e já deixam ele pronto para uso. Podemos ver diferença na  capacidade de condução de calor e na facilitação da higienização que são os pontos fortes de uma panela de ferro nova.

4. Não se deve lavar a panela de ferro com sabão

Um dos mitos que mais se ouve é que não se pode lavar a panela de ferro com sabão, pois esse produto retira a camada de proteção que a panela já tem. Bom, não é verdade. Essa película de proteção provida do processo de temperagem da panela é uma grossa camada de óleo que já está permeada ao ferro e que não pode ser facilmente desfeita. 

O correto, na verdade, é lavar suas panelas de ferro com sabão neutro, de preferência em barra, e utilizar esponjas menos abrasivas para os poros da sua panela não serem agredidos. Evite usar detergentes líquidos, pois esses sim podem deixar resíduos no ferro fundido.

 

5. Deve-se deixar a panela de ferro de molho para os alimentos soltarem

Esse mito, além de ser extremamente prejudicial para sua panela de ferro, faz com que os outros mitos se tornem reais. Se você deixar o ferro imerso por muito tempo na água ele vai acabar enferrujando

O ideal para se tirar crostas de comida da sua panela de ferro é esquentar um pouco de água dentro da panela com sabão em barra, retirando as sujeiras com uma esponja delicadamente, ou limpando imediatamente após o uso pois a panela já se encontrará quente. 

Depois, seque ela com uma fonte de calor, pode ser tanto no sol como no fogão. É interessante manter sua panela temperada a cada cinco lavagens para que ela fique conservada.   

6. Não usar utensílios de metal na panela

Diferente do que muitas pessoas imaginam, as panelas de ferro são bem resistentes e não é tão fácil arranhá-las. Logo, é mentira que não se deve utilizar metal em panelas de ferro. É importante saber que como qualquer utensílio de cozinha é sempre válido manter o bom senso e não friccioná-lo com força nas panelas. É um mito falar que as panelas de ferro são fáceis de arranhar, elas duram bastante. 

7. O ferro fundido é difícil de manter e racha com facilidade

Esse é talvez o maior dos mitos sobre panelas de ferro. O ferro fundido é extremamente forte e dura por anos se houver cuidado. Para começar, tempere sua panela de ferro após o uso e deixe ela sempre em um local seco e fresco para evitar a umidade. Só há duas maneira de perder sua panela de ferro fundido, uma delas é não temperar ela sempre e a outra é inserir água gelada com o ferro quente, provocando o choque-térmico. Logo, evite cometer esses erros.

Agora que você já sabe os mitos sobre panela de ferro, ficou curioso para saber mais sobre os cuidados certos que é necessário ter para que a sua panela dure muitos anos e continue sendo eficiente? Então não deixe de ler também o artigo sobre os 5 cuidados que devemos tomar ao usar a panela de ferro.

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: