limpar panela de ferro

Como lavar panela de ferro? Pode usar sabão?

Dicas de uso | 25/10/2019 | Tempo de leitura: 2 minutos

As panelas de ferro são versáteis e duram para a vida toda, porém exigem cuidados diferentes de uma panela normal. De qualquer forma, não é nada muito complicado. Na verdade, são cuidados que aumentam sua durabilidade e garantem o seu funcionamento correto. 

Você acabou de comprar uma panela desse tipo e está se perguntando: pode lavar panela de ferro com sabão? Então continue acompanhando o conteúdo, pois vamos explicar o procedimento correto para higienizar sua panela. 

Pode lavar panela de ferro com sabão?

Existem muitos boatos de que o sabão retira a camada de proteção que a panela de ferro possui, mas isso é um grande mito. Na verdade, é recomendável utilizar apenas sabão neutro na lavagem da panela, daqueles em barras. São os detergentes que não devem ser usados, pois podem deixar resíduos no ferro fundido e estragar a película protetora da sua panela.

O ideal é limpar a panela após cada uso, pois ela ainda está morna e assim se torna mais fácil remover qualquer resíduo. 

Além disso, fique sabendo que a panela não deve ser deixada de molho na sua pia, tudo isso para que ela não enferruje. Evite também utilizar esponjas abrasivas no processo de lavagem, e não raspe as possíveis sujeiras com objetos de metal ou cortantes, prefira usar espátulas de silicone ou madeira.  

Vale ressaltar ainda que após a lavagem é importante secar a panela da forma correta. Não é recomendado secar com panos. O ideal é deixá-la secando naturalmente no sol ou no fogão. A partir da secagem é possível começar outro passo importante para a conservação da sua panela que se chama temperar.

Temperar a panela de ferro

O processo de temperar se baseia na selagem dos poros da panela de ferro fundido. Para sua realização é importante banhar sua panela de ferro em óleo ou gordura e aquecê-la no forno ou no fogão. Em ambas as formas (fogão e forno) leva cerca de uma hora para realizar o procedimento

temperar a panela de ferro

As panelas de ferro fundido normalmente vêm de fábrica temperadas, e é recomendado fazer esse processo a cada cinco lavagens, para que elas não percam sua antiaderência natural e não enferrujem.

Outra dica importante ao se cuidar de uma panela de ferro é não manter alimentos armazenados nela por muitas horas, pois o líquido dos alimentos pode oxidar o ferro fundido. A água é um inimigo do ferro que precisamos sempre evitar. 

Cuidar das panelas de ferro é um processo simples, não é mesmo? Agora que você sabe que pode lavar panela de ferro com sabão, é importante reforçar sobre a secagem dela. Seque completamente da forma correta no fogão ou ao sol e não utilize panos para o processo. Depois armazene em um local seco e limpo, e mantenha o processo de temperagem em dia. Ao fazer tudo isso, sua panela terá uma ótima duração

Agora que já perdeu o medo de usar sabão para a higienização da sua panela de ferro, que tal conferir nosso site para conhecer mais sobre nossos produtos?

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: