Como curar panela de ferro

Como curar panela de ferro

Dicas de uso | 16/12/2021 | Tempo de leitura: 3 minutos

Quem não se rende ao aroma e sabor de um prato preparado na tradicional panela de ferro mineira, não é mesmo? O segredo de todo esse sucesso é que utensílios desse tipo possibilitam o cozimento do alimento por completo, fato que resulta em um prato muito mais saboroso. O calor da chama do fogo não permanece apenas na base na panela, propagando-se por toda a superfície.

Mais do que dá sabor aos seus pratos, várias são as vantagens da panela de ferro. O ferro fundido, material altamente resistente e durável, não se deforma com o calor, fato que possibilita o uso contínuo da panela de ferro na sua cozinha. Pesquisas mostram ainda que o consumo de alimentos preparados nela evita o surgimento de anemia sendo o seu uso, então, recomendado para idosos, mulheres em idade fértil e também crianças.

A panela de ferro também é uma peça decorativa, servindo como elemento de decoração que valoriza o espaço gourmet da sua casa. Em seus vários formatos e tamanhos, pode ser encontrada no mercado em cores vibrantes ou mais discretas e naturais. Sem dúvida, uma coleção de itens desse tipo (frigideira, caçarola, assadeira, caldeirão e chaleira) enriquece a sua cozinha e impressiona amigos e familiares.

Por tudo isso, a boa e velha panela de ferro merece um cuidado todo especial. Se você comprou uma pela primeira vez, saiba que é preciso “prepará-la” para o uso. Esse preparo, além de deixar a panela mais bonita visualmente, evita a formação de ferrugem (oxidação do ferro). A curagem também poderá ser utilizada para recuperar panelas enferrujadas ou já desgastadas pelo uso contínuo.

Veja como conseguir um aspecto cada vez melhor para este utensílio indispensável em nossos lares a partir do processo de “cura” da panela de ferro:

Como limpar a panela de ferro para a cura

Antes de iniciar os trabalhos de curagem, é fundamental que a peça esteja limpa e totalmente livre de resíduos alimentares ou outras impurezas. Para isso, lave a panela em água corrente e, com o auxílio de um sabão ou detergente neutro, remova a sujeira mais pesada. Evite o uso de materiais abrasivos que podem retirar a camada protetora do utensílio;

O processo de cura da panela de ferro

A cura é baseada na aplicação de óleo vegetal (aconselha-se o uso de óleo de canola!) junto à superfície da panela. Feito isso, leve a panela para dentro de um forno com temperatura próxima dos 180 graus, deixando-a lá dentro, literalmente cozinhando sem nada dentro, por cerca de uma hora.

Atenção! Panelas de ferro com cabo de madeira não devem ir ao forno, nesse caso leve ao fogão após passar o banho de óleo. O processo deverá ser repetido uma segunda vez, nunca se esquecendo de lavar e secar bem a panela após o fim de cada etapa.

Uma dica é manter um filtro de papel, desses do tipo de coador de café, no interior da panela para absorção de qualquer tipo de umidade;

Como evitar que a sua panela de ferro enferruge

Após a cura, o utensílio estará com um aspecto bem melhor. E, para manter esse visual, alguns cuidados são fundamentais para que a peça não enferruje. O metal sofre, naturalmente, a ação do oxigênio presente na água e no ar, o que resulta na oxidação (ferrugem) dos átomos do ferro. Definitivamente, água e ferro não combinam, sendo que você deve evitar deixar a sua panela de ferro totalmente imersa em outros recipientes com água. Assim, água somente para a remoção da sujeira e, após esse merecido banho, não se esqueça de secar bem a peça, inclusive os seus acessórios (tampa, alças de apoio, cabo, etc.).

Cuidados e manutenção da panela de ferro no dia-a-dia

Não é difícil manter a panela de ferro sempre bonita. Água e sabão são suficientes, sendo que aconselha-se o uso de água quente para lavar a panela. Após o enxágüe, não se esqueça de secar bem a panela, evitando guardá-la totalmente molhada ou mesmo úmida.

Agora, que você já conhece as técnicas para manter a sua panela de ferro sempre bonita, mantenha esse importante utensílio da cozinha sempre em boas condições de uso. Você viu que o processo é bem simples e, o quanto antes “curar” a panela, ela dificilmente será atacada pela ferrugem. E, se você, por acaso, encontrar um utensílio enferrujado, a curagem também poderá ser utilizada para recuperar peças já desgastadas pelo tempo.

Você já conhece toda nossa linha doméstica? Visite nossa loja virtual e veja nossos últimos modelos de panela de ferro!

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: