Aprenda os cuidados essenciais com o rechaud de ferro

Receitas | 17/11/2021 | Tempo de leitura: 3 minutos

Completamente prático e funcional, o rechaud de ferro é muito utilizado em bares, restaurantes e até mesmo na própria cozinha de casa. Afinal, com ele é possível preparar pratos deliciosos para receber a família e os amigos. E o melhor: seu sistema de aquecimento permite que a comida seja levada à mesa, servindo ainda como um diferencial para a decoração. Mas, como qualquer outro utensílio de ferro, alguns cuidados são necessários para prolongar a vida útil desse produto. Confira!

Faça a manutenção correta

Para que o seu rechaud dure por mais tempo, é essencial que todas as peças sejam lavadas da maneira correta. E, ao contrário do que muitos pensam, esse é um processo bem prático: basta utilizar água aquecida, esponja e sabão neutro (preferencialmente em barra, já que o detergente tem chances maiores de ser retido pelos poros da superfície de ferro).

Remova a ferrugem

Esse é outro ponto essencial para garantir um bom uso da peça. Sendo assim, ao notar qualquer indício de ferrugem é preciso agir rápido para garantir a renovação da camada protetora do seu utensílio.

Em casos mais simples, o uso de uma lixa ou lã de aço já é suficiente para fazer a remoção. Mas, em casos mais graves, pode ser que seja necessário a submersão do produto em água fervente com vinagre. Lembrando ainda que após a finalização desse processo, a cura deve ser feita novamente.

Seque bem o utensílio

Aqui vai um detalhe muito importante: o rechaud só pode ser guardado quando estiver completamente seco, uma vez que a umidade facilita a sua oxidação. Por esse motivo, é recomendado levá-lo ao fogo logo após sua lavagem, deixando por alguns minutos até que toda a água seja evaporada.

Evite o armazenamento de alimentos

A partir do momento que o ferro entra em contato com a água de alimentos armazenados, consequentemente o processo de oxidação é iniciado e, uma vez que isso acontece, a aparência desses mesmos alimentos também sofre alterações (o que não necessariamente significa sua perda de qualidade). Dessa forma, é preciso ter em mente que o rechaud é apenas um utensílio de preparação/aquecimento, mas não deve ser utilizado como um recipiente de armazenamento.

Prepare todas as peças antes da utilização

Certifique-se de que todas as peças do réchaud (fogareiro, chapa e suporte) estão encaixadas corretamente antes de iniciar o preparo de alguma receita. Além disso, o recipiente do fogareiro precisa conter algum tipo de combustível para manter o fogo aceso. Já a chapa, deve ser untada com óleo, azeite ou manteiga (além de ser usada no próprio rechaud, também pode ser colocada em todos os tipos de fogão, servindo como uma bifeteira).

Mantenha a chapa sempre curtida

Antes de entrarmos nesse tópico, vale destacar que todos os produtos da Panela de Ferro já são curados em temperatura 250°C, ou seja, não requerem curtida antes de sua utilização. Contudo, em caso de remoção de ferrugem (como citado anteriormente), será necessário a realização desse processo. Confira o passo a passo:

  1. Lave o utensílio com água morna e sabão;
  2. Seque ao fogo e aguarde seu resfriamento;
  3. Com o auxílio de um papel toalha, aplique uma fina camada de óleo vegetal em sua superfície;
  4. Em um tabuleiro, vire o rechaud de cabeça para baixo e leve ao forno novamente por uma hora;
  5. Feito isso, desligue o forno e mantenha a porta aberta até que esfrie;
  6. Retire e lave novamente apenas com esponja e água quente.

Feito isso, é só voltar a se aventurar no preparo de pratos irresistíveis! 

Ainda não possui o seu rechaud de ferro? Visite nosso site e escolha o seu modelo preferido!

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: