caldo na panela de ferro

Como evitar que os alimentos queimem na panela de ferro

Dicas de uso | 06/12/2019 | Tempo de leitura: 3 minutos

As panelas de ferro são ótimas para cozinhar, nelas você consegue fazer desde um simples omelete pela manhã até um grande assado para o almoço de domingo. Um dos segredos da panela de ferro fundido está nas altas temperaturas que ela pode alcançar e em sua distribuição de calor que é igual em toda a superfície. Porém, algumas vezes podemos deixar um alimento queimar. 

Quase todo mundo já teve uma distração na cozinha que levou a esse pequeno descuido, não é mesmo? O grande problema é que a gordura queimada cria uma camada transparente que atrapalha a capacidade antiaderente do ferro fundido e também afeta o sabor dos alimentos. Bom, contudo não precisa mais se preocupar. Ao longo deste conteúdo será possível entender como não queimar a comida na panela de ferro.

Como não queimar a comida na panela de ferro

A panela de ferro é o item favorito de toda cozinha, tanto profissional quanto caseira, mas requer alguns cuidados para que ela dure a vida toda. Pensando nisso, separamos 3 dicas essenciais para você saber como não queimar a comida na panela de ferro, confira:

1. Não utilize temperaturas muito altas

Para começar, é importante saber que apesar da panela de ferro alcançar altas temperaturas é bom não abusar disso. Não utilize temperaturas muito altas durante o preparo dos alimentos, procure saber qual o modo de preparo correto e a necessidade de calor que cada um precisa para alcançar o ponto desejado. 

Quando não temos controle sob a temperatura que a panela esta é mais fácil deixar queimar os alimentos. Então, preste bastante atenção à temperatura da panela e tome muito cuidado ao manuseá-la também, para sua segurança na cozinha.

2. Invista em técnicas de antiaderência

Outra dica para evitar que os alimentos queimem na panela de ferro é utilizar a técnica de antiaderência. Essa técnica é super simples de ser aplicada e é possível fazer sempre que houver necessidade. Você vai precisar de sal grosso, papel toalha, óleo e batata. Sim, por mais simples que pareça a batata possui carboidratos que ajudam na selagem dos poros do ferro fundido. 

Em primeiro lugar, corte a batata ao meio, forre a panela com sal grosso e delicadamente esfregue o sal por toda a sua superfície com um dos lados da batata. Esfregue tudo por completo e depois lave-a e seque com papel toalha. Por fim, passe o óleo na panela e deixe no forno por uma hora, fazendo assim o processo de selagem chamado cura.

panelas de ferro

3. Tenha cuidado e atenção

A última dica e não menos importante é sempre ficar de olho no alimento que está sendo preparado para não correr o risco de queimar. Essa com certeza é uma das regras primordiais na cozinha. Então tente evitar distrações, e caso ocorra algo, lembre-se de desligar o fogão para não perder sua comida, assim como evitar qualquer acidente.  

Agora que você já sabe como não queimar a comida na panela de ferro fica mais fácil de cuidar para que ela sempre esteja a postos para aquele almoço de domingos e traga momentos felizes, além de benefícios para a saúde de toda a família. Caso queira saber mais sobre isso, confira o artigo sobre como a panela de ferro pode potencializar a sua saúde.

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: