3 formas de preparar carne de soja na sua panela de ferro

Bem estar | 11/01/2021 | Tempo de leitura: 3 minutos

A proteína de soja tem um lugar especial nas dietas veganas e vegetarianas. Versátil e fácil de preparar, a famosa carne de soja é uma opção alternativa para quem deseja substituir proteínas de origem animal, como a carne de vermelha ou branca. 

Atualmente, há um crescente movimento de adesão às dietas veganas e vegetarianas. Cada vez mais, pessoas têm adquirido consciência e deixado a crueldade animal longe da sua alimentação. E, diferente do que alguns pensam, quando o assunto é saúde, não há contraindicações em relação a seguir essa dieta. 

Podemos encontrar proteínas e nutrientes em diversos alimentos que não são de origem animal. A soja, por exemplo, é rica em proteína e pode fazer muito bem à saúde – além de ser muito saborosa, se preparada corretamente. 

Pensando nisso, listamos três modos de preparo de carne de soja para você testar em casa e experimentar como é possível, sim, comer bem sem consumir carne!

Primeiro, hidrate!

A proteína de soja pode ser encontrada em três versões: texturizada, em pedaços ou tipo bife. Embora diferentes, o preparo para de cada uma delas é igual. Assim, devemos começar hidratando a proteína de soja, para deixá-la macia ao cozinhar. 

Dessa forma, é necessário cobrir a soja com água. Aqui, você pode optar entre água fria ou morna – quanto mais quente a água, mais rápido o processo. 

A soja possui um gosto característico, o que pode desagradar alguns paladares. Então, para deixá-la com um gosto mais neutro, a dica é acrescentar vinagre ou o suco de ½ limão na água, na hora de hidratar. 

Feito isso, deixe a soja na água por cerca de 30 minutos ou até que ela fique macia. Depois, escorra-a com a ajuda de uma peneira ou um escorredor e retire o resto da água com as mãos, apertando os grânulos até que fiquem levemente úmidos. 

Para deixar a soja ainda mais saudável e saborosa, aposte em uma panela de ferro na hora de preparar.

3 formas de preparar carne de soja

A proteína de soja é super versátil e você pode temperar e preparar à sua maneira. 

Veja algumas dicas de como cozinhar a carne de soja em panelas de ferro e criar receitas deliciosas: 

  1. Carne de soja refogada

A proteína texturizada é ideal para o preparo da carne de soja refogada, como se faz com a carne moída. Sua textura é bastante similar à proteína animal e, quando temperada com ingredientes especiais, como fumaça líquida ou em pó, pode até mesmo se passar pela receita original. 

O segredo está no tempero. Por isso, invista em sabores, como cebola, alho, folhas de louro e até mesmo especiarias. Refogue tudo em uma panela de ferro e combine com seus legumes favoritos. 

Uma dica para dar mais sabor à carne de soja refogada é acrescentar um pouco de shoyu (molho de soja) na receita. 

  1. Bife de carne de soja

Os bifes de proteína de soja podem ser encontrados facilmente nas prateleiras de mercado. Opções fáceis de preparar, eles podem ser feitos de forma tradicional ou reinventados em receitas deliciosas. 

Cozinhar o bife é simples: basta acrescentar um fio de azeite ou manteiga em uma frigideira de ferro quente e deixá-lo fritar, até chegar no ponto. 

Para dar um toque a mais na receita, você pode acrescentar tomates e rodelas de cebola.

  1. Carne de soja assada

A carne de soja também pode ser usada para preparar um belo assado. Você pode usar a proteína em pedaços e combiná-la com legumes, verduras e um molho encorpado, para criar uma receita deliciosa. 

Pegue uma boa assadeira de ferro e monte o prato com seus ingredientes favoritos. Coloque batatas, vagens, cenouras ou aspargos junto à soja já hidratada e regue com um molho de sua preferência. Leve tudo ao forno e pronto, um assado saboroso para toda a família – e o melhor, sem ingredientes de origem animal.

A soja é uma opção interessante para quem está começando uma dieta vegetariana ou vegana. Ela pode substituir facilmente a proteína animal e quando bem preparada, gera receitas maravilhosas, para todos os gostos!

Conheça mais receitas veganas e vegetarianas para cozinhar na sua panela de ferro! Clique aqui e leia mais!

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: