Por que o ferro é importante para o seu organismo

Por que o ferro é importante para o seu organismo?

Bem estar | 17/10/2018 | Tempo de leitura: 3 minutos

Todos nós um dia já ouvimos nossa mãe ou avó falando “menina você tem que comer bife de fígado, feijão, que é pra ficar forte”. De certa forma elas tinham razão, pois esses são fontes de um micronutriente que exerce papel de grande importância no nosso corpo/metabolismo, o ferro.

Esse micronutriente é encontrado nos alimentos, ou seja, nosso corpo não é capaz de produzi-lo, somente de armazenar quando consumimos, em forma de ferritina. Mas grande parte deste está incorporado às nossas hemácias, cerca de 65%.

Hoje é sabido que a deficiência deste é causadora de anemia (ferropriva) bastante comum em mulheres na idade reprodutiva nos séculos passados, mas atualmente sua abrangência é ainda maior, atingindo por volta de 2,5 bilhão de pessoas no mundo.

Crianças na fase pré-escolar, principalmente, estão na faixa de vulnerabilidade de forma mais significativa o que pode causar deficiências severas no seu desenvolvimento mental, além do trabalho físico que fica bastante comprometido. Podemos falar até mesmo da baixa imunidade relacionada a deficiência de ferro no organismo.

Qual a quantidade ideal de ferro no corpo para ele ser saudável?

A quantidade de ferro ideal a ser consumida varia segundo o estágio de vida que a pessoa se encontra, ou seja, a idade influencia nas quantidades que deverão ser ingeridas desse micronutriente tão importante.

Infográfico - Consumo Mínimo Diário de Ferro

Qual a principal função o ferro tem no organismo humano?

A função do ferro está diretamente ligada à produção de hemácias no nosso corpo, estas são mais conhecidas como os glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio para todos órgãos e tecidos do corpo humano.

Além de estar associado a funções como bom funcionamento celular, síntese de DNA e metabolismo energético. Sem ferro temos dificuldade de produzir energia e neurotransmissores, e nos sentimos mais cansados.

Na invasão celular por uma bactéria por exemplo as células de defesas usam o ferro para eliminar este invasor. Ou seja, se você tem baixa quantidade de ferro no corpo, o exército do seu organismo não estará devidamente armado.

O que acontece se temos carência ou excesso de ferro no corpo?

Quando temos deficiência de ferro as hemoglobinas tem uma queda na sua produção. Mas esse sintoma é um dos últimos a serem observados diante do estoque de ferro que possuímos (ferritina).

Sinais e sintomas da carência deste micronutriente são inespecíficos, por isso o exame de sangue é necessário para diagnóstico. Mas podem ser citados sintomas principais, como:

  • fadiga generalizada,
  • falta de apetite,
  • palidez (mucosas e pele),
  • falta de disposição,
  • dificuldade de aprendizagem,
  • retardo no crescimento,
  • perda de habilidade cognitiva,
  • palpitação,
  • taquicardia,
  • dentre outros.

A anemia pode se instalar por carência nutricional, durante a gravidez, perda de sangue (hemorragia aguda ou crônica) por conta de distúrbios do trato gastrointestinal ou menstruação abundante, parasitoses, etc.

Já a quantidade deste aumentada chama-se hemocromatose. Esse nutriente em excesso se acumula em diversos tecidos podendo causar graves lesões, como no coração, pâncreas e fígado. Pessoas que são mais vulneráveis a essa quantidade aumentada de ferro no organismo são:

  1. portadores de hemocromatose hereditária (genético),
  2. pessoas que recebem múltiplas transfusões sanguíneas,
  3. pacientes que passam por tratamentos com derivados de ferro,
  4. pessoas que ingerem dietas super rica em ferro.

Tem como principais sintomas:

  • dor abdominal,
  • fadiga,
  • perda de peso (não-intencional),
  • arritmia,
  • cor da pele irregular,
  • dentre outros.

    Além da anamnese detalhada realizada pelo médico ou nutricionista que te acompanha junto a exames como o de ferritina podem ajudar no diagnóstico adequado. Através deste pode ser indicado o uso de medicamento e/ou dieta adequada.

Agora que você sabe mais sobre a importância do Ferro no seu organismo te aconselho a saber mais sobre os benefícios que cozinhar numa panela de ferro. Gostou desse conteúdo? Comente e se tiver alguma dúvida mande pra gente.

Sarah Sotero & Fernanda Rodrigues

Unidas pelo sonho comum em ajudar pessoas e pela Nutrição, as mineiras Sarah e Fernanda trilharam outros caminhos até chegarem ao curso que as proporciona mais contato com a saúde, a culinária e aquele sonho em ajudar pessoas. Sarah é arquiteta paisagista, Fernanda é administradora de empresa. Ambas esperam trazer um novo olhar para a alimentação compartilhando conhecimento. Siga-as no instagram: @sarahsotero e @fe_rodrigues_cf

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: