O que é anemia

O que é anemia e como a mudança de hábitos alimentares ajuda a compensar a carência de ferro

Bem estar | 30/10/2018 | Tempo de leitura: 3 minutos

Anemia é a condição na qual a hemoglobina no sangue está abaixo do que seria considerado normal. Pode ser causada por várias doenças, como insuficiência renal crônica, hipotireoidismo, câncer, e doenças inflamatórias. Em termos nutricionais, a carência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, são as principais causas.

Dependendo de qual grau ela se encontra não poderá ser tratada e curada somente com alimentos, mas de fato bons hábitos alimentares auxiliam muito durante essa caminhada.

Atenção, lembre-se de que pequenas mudanças e adaptações no dia a dia são de grande valia, como evitar consumo de alimentos ricos em cálcio próximo às principais refeições, pois inibem a absorção de ferro, um exemplo é comer queijo (rico em cálcio) com carne (rico em ferro).

Mas, o que pode auxiliar muito em uma absorção eficiente pelo organismo do ferro ingerido são os sucos de frutas cítricas, como o de limão, ricos em vitamina C, sem exagero, claro.

Aplique isso no seu dia a dia e pode ter certeza que os resultados já ajudarão muito no tratamento.

Folhosos verde escuros também são ótimos para compor a alimentação, na salada, no suco verde, refogados, e a couve é um que se encaixa em todos esses preparos e é rica nesse micronutriente tão precioso.

Tipos de anemias

O motivo da anemia deve ser identificado através dos exames, pois existem diversos tipos de anemia. Por exemplo, anemia megaloblástica, geralmente por falta de B9 e/ou B12, anemia perniciosa, deficiência de B12, devido à falta de fator intrínseco que auxilia a absorção desta vitamina.

Anemia ferropriva, é a anemia da falta ou privação de ferro, e esta é a mais comum. Existem anemias causados por fatores genéticos, como a talassemia e a falciforme.

É possível apresentar também deficiência de ferro sem ter anemia, por isso a importância de solicitar exames bioquímicos que marcam a Ferritina, pois ela que indica quanto de ferro tem de reserva. Estando baixa a pessoa pode ter sintomas de deficiência.

Principais sintomas da anemia

  • cansaço;
  • fraqueza generalizada;
  • fadiga;
  • sonolência;
  • dificuldade para praticar exercícios;
  • sensação de tontura ou desmaio;
  • palidez cutânea e das mucosas dos olhos;
  • dificuldade de concentração;
  • lapsos da memória;
  • dor de cabeça;
  • unhas fracas e quebradiças;
  • pele seca;
  • dor nas pernas;
  • inchaço nos tornozelos;
  • queda de cabelo;
  • falta de apetite;
  • falta de ar.

Mudanças de hábitos alimentares auxilia no tratamento

Infelizmente apenas a alimentação adequada não é suficiente para corrigir carência em ferro, mas podem sim cooperar para uma melhora do paciente que está passando pelo tratamento.

O nível de ferro se eleva com lentidão e pode baixar muito rapidamente. Portanto, quem tem deficiência de ferro precisa ter em mente que o tratamento para corrigir os baixos estoques é prolongado.

A suplementação é grande aliada no tratamento da anemia, uma correção efetiva pode demorar mais de dois anos para formar um estoque considerado ótimo.

Você sabia que preparar seus alimentos em panelas de ferro é benéfico para quem tem anemia? Sim, é verdade! as panelas de ferro podem tanto ajudar na prevenção como no tratamento da anemia ferropriva.

Ao cozinhar o alimento nesse tipo de panela (de ferro fundido), esta libera ferro não-heme, que é o encontrado em alimentos de origem vegetal, e o transmite para os alimentos. Ou seja, há um enriquecimento do alimento que está sendo cozido, aumentando assim a quantidade de ferro disponível naquela refeição.

Que tal um punhado de de couve no seu suco verde pela manhã? Ou um mingau de aveia antes de dormir? Coentro fresquinho na salada também é uma boa ideia, assim como feijão na hora do almoço. Para quem consome carne vermelha pode também ser uma opção.

Não se esqueça, esse mineral é essencial para que tenhamos saúde, inclua alguns hábitos, isso pode ajudar e muito na sua qualidade de vida.

Sarah Sotero & Fernanda Rodrigues

Unidas pelo sonho comum em ajudar pessoas e pela Nutrição, as mineiras Sarah e Fernanda trilharam outros caminhos até chegarem ao curso que as proporciona mais contato com a saúde, a culinária e aquele sonho em ajudar pessoas. Sarah é arquiteta paisagista, Fernanda é administradora de empresa. Ambas esperam trazer um novo olhar para a alimentação compartilhando conhecimento. Siga-as no instagram: @sarahsotero e @fe_rodrigues_cf

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: