benefícios das panelas de ferro para gestantes

Anemia na Gravidez? Saiba os benefícios das panelas de ferro para gestantes

Bem estar | 05/09/2014 | Tempo de leitura: 2 minutos

Aposto que você se lembra, com certa nostalgia, daqueles almoços em família repletos de panelas de ferro espalhadas pelo fogão. Também acredito que em algum momento sua avó disse que comida feita em panela de ferro fazia bem, mas será que essa crença popular é verdadeira?

 

Agora você vai descobrir se as panelas de ferro realmente trazem benefícios à saúde, em especial para as gestantes, e também conhece um pouco mais sobre a importância do ferro na alimentação das mulheres que se preparam para ter filhos.

A Importância do ferro

Todos nós necessitamos de uma quantidade mínima deste elemento que desempenha importantes funções no nosso metabolismo. A falta de ferro no organismo pode gerar anemia ferropriva, disfunção que interfere na produção de hemoglobinas, responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo corpo.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) a anemia afeta cerca de 30% da população mundial. Entre os indivíduos mais susceptíveis ao problema, encontram-se as crianças menores de cinco anos e as mulheres em idade reprodutiva e lactantes.

Panelas de ferro para mulheres grávidas

Nas mulheres é comum descobrir que antes mesmo da gravidez, algumas já possuam certa carência de ferro no organismo graças à má alimentação. A partir do momento em que a mulher fica grávida, a ingestão de ferro se torna ainda mais essencial, tendo em vista que a quantidade de sangue no corpo aumenta de 25% a 40%. Começar a gravidez com estoques insuficientes de ferro pode levar a anemia na gravidez, associada a partos prematuros e baixo peso do bebê. Vale lembrar que para o feto, o ferro desempenha papel essencial em seu desenvolvimento através da placenta, especialmente no segundo e terceiro trimestres de vida.

Panelas de ferro

A utilização das panelas de ferro é importante devido à sua característica única de conseguir incorporar partículas de ferro na comida que é preparada nestes recipientes. A liberação do ferro contido nas panelas para o alimento é modulada por fatores como acidez dos ingredientes, seu teor de água, tempo e temperatura de contato. Quanto mais ácidos os ingredientes, maior o teor liberado de ferro. E por outro lado, quanto maior o tempo de cozimento, maior quantidade de ferro será encontrada no alimento.

Vale a pena?

Após compreender a importância do ferro na alimentação da mulher grávida e para o bom desenvolvimento do bebê, a utilização deste utensilio se torna uma saída eficaz, simples e de baixo custo para as gestantes. Já que qualquer tipo de alimento pode ser preparado nessas panelas, não existem restrições para a utilização da mesma no dia-a-dia.

As panelas de ferro são ótimas aliadas para as futuras mamães que buscam alternativas para garantir uma gestação segura e saudável. Além disso, elas também conservam a temperatura dos alimentos por um período prolongado, dispõem de design rústico que lembra as cozinhas antigas, garantindo aquele toque nostálgico a qualquer almoço!

 

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: