12 temperos que dão um toque especial na sua comida

Bem estar | Dicas de uso | 10/01/2020 | Tempo de leitura: 3 minutos

Os temperos são essenciais em todas as refeições. Alguns nos remetem a infância, outros a comida da mãe, da vovó… mas todos eles tem uma função especial e e em comum, que é dar sabor e realçar o sabor dos alimentos que preparamos. Além disso, muitos ajudam a fortalecer o sistema imunológico também.

Você já sabe que a panela de ferro também tem esse poder, né? Por isso, para complementar ainda mais suas receitas, preparamos um guia com os temperos mais utilizados na culinária. 

Acompanhe este artigo e descubra o que usar e como usar de acordo com o prato preparado!

Vamos conhecer algumas ervas que podem ser utilizadas no dia a dia para surpreender na culinária:


Manjerona e Orégano: frescas, essas ervas também são muito parecidas, sendo bem utilizados em carnes, molhos de tomate e claro, em qualquer coisa que você faça com queijo derretido!

Louro: tradicional no feijãozinho de cada dia, é a folha de uma árvore, sendo muito, muito versátil. Você pode usá-lo em quase tudo: caldos, legumes, assados, refogados de carnes, molhos de tomate e pode ser cozinhado por longos períodos de tempo sem perder as suas propriedades, ao contrário de boa parte das outras ervas.

Alecrim: com folhas pontudas e finas, tem sabor muito forte e deve ser usado com cuidado, pois em excesso, pode dominar completamente o sabor do prato. Além das folhas, você pode adicionar o ramo também às suas receitas. É ótimo para carne vermelha, carne de frango, carne suína, e em legumes assados, especialmente batatas.

Coentro: assim como o alecrim, tem um sabor muito forte e deve ser usado com cuidado. É ótimo para peixes, frutos do mar e saladas, pois traz frescor à comida.

Hortelã e Menta: muita gente confunde e não consegue diferenciar qual é qual. Uma dica: a hortelã é um pouco mais forte e ardida, sendo ótima para carne de cordeiro e enfeitar sobremesas e bebidas de verão.

Salsinha: com sabor suave e fresco e folhas chatas e com pontinhas, a salsinha combina com tudo, mas só deve ser adicionada ao prato na sua finalização.

Tomilho: de galhos finos e delicados, o tomilho combina com carnes de sabor forte. E uma dica: pode ser usado em doces!

Sálvia: com forte sabor, ela é ótima para carne suína e massas, mas não pense em utilizá-la em nada doce. 

Manjericão: muita gente confunde manjericão com manjerona, mas são ervas diferentes! É uma ótima combinação para molhos de tomate e legumes como abobrinha, berinjela, abóbora e batata. Cebolinha verde: o talo é perfeito para decorar qualquer prato, trazendo frescor para omeletes, batatas e arroz. 



Todas essas ervas podem ser plantadas facilmente em casa, não dão trabalho e não ocupam muito espaço. Além disso, você pode comprá-las secas, podendo usá-las no preparo das refeições, ou frescas, sendo aconselhável utilizá-las apenas na finalização dos pratos, isto é, depois que a comida já estiver quase pronta para servir (com exceção da folha de louro, conforme citamos acima). 

alvaro

Comentários: