Panelas de ferro ideais para o preparo de pão caseiro

Dicas de uso | 10/11/2020 | Tempo de leitura: 4 minutos

Quem nunca teve vontade de se jogar na cozinha e arriscar com novas receitas? Cada vez mais a comida caseira vem ganhando destaque e ao invés do delivery, os melhor pratos acabam saindo da cozinha de casa. E o tradicional pão não é exceção à regra. 

Fazer o seu próprio pão é uma atividade prazerosa, que requer muito esforço e dedicação – mas que no final vale muito a pena. 

O sabor do pão caseiro é mais saboroso e quando preparado em uma panela de ferro fundido, ele ganha características únicas. Desde a textura ao sabor, os benefícios são muitos! 

Mas não se engane, a tarefa não é tão simples. É necessário seguir cada etapa à risca a fim de garantir um bom resultado, e contar com uma panela de ferro fundido para realizar o preparo não é má ideia. Para que seu pão fique perfeito, você precisa ficar atento à receita e não esquecer nenhum ingrediente. Aqui, até mesmo o tempo é crucial. 

Então, para começar bem, o primeiro passo é escolher a panela certa para preparar o seu pão caseiro. 

Veja quais são as melhores alternativas para o preparo dessa receita: 

  1. Panela caçarola 

    A panela caçarola de ferro fundido é um item multiuso. Além de servir para o preparo de diversos pratos, como arroz, caldos, feijão e refogados, ela também pode ser levada ao forno e utilizada como assadeira – ideal para fazer pães de fermentação natural.

    Ao assar o pão de fermentação natural em uma panela caçarola, você garante aquele formato redondinho para a massa, com um toque caseiro delicioso. 

    A panela caçarola pode ser usada tanto para cozinhar alimentos, quanto como assadeira. E o melhor, sua tampa serve também como frigideira para o preparo legumes salteados e carnes. 

    Aprenda a preparar um pão de fermentação natural incrível? Clique aqui!  

  2. Panela Santana

    Com um formato oval distinto, a panela Santana também é uma ótima alternativa para assar pães caseiros. Feita em ferro fundido, ela acompanha uma tampa com puxador e alças nas laterais. 

    O fundo da panela é plano, o que permite um maior contato com a fonte de calor, assando seus pães à perfeição. 

    Seu formato oval dá um charme especial ao pão de fermentação natural. 

    Além de ir ao forno, a panela de ferro fundido pode ser utilizada no preparo de diversos alimentos, mantendo a temperatura dos pratos mesmo nas estações mais frias. 

  3. Panela caçarola com alças

    Em um formato menor, a panela caçarola com alças é perfeita para a panificação. Ela pode ir ao forno e graças a suas alças de ferro, o manuseio é simples. Com 18 cm, a panela é ideal assar para massas menores e garantir pães altos e douradinhos – como os pães italianos que vemos nas padarias. 

    A caçarola acompanha uma tampa de ferro, que conserva o calor dos alimentos. 

    Um dica interessante é: na hora de colocar na massa na panela caçarola de ferro fundido, faça pequenos riscos com uma faca por cima do pão, para dar um charme depois de pronto. 

  4. Panela mineira

    panela mineira de ferro fundido é característica por possuir um puxador de madeira na tampa, que dá um toque rústico para o utensílio. Com um formato arredondado, ela possui capacidade de até 4 litros e, por isso, é ideal para massas maiores de pão. 

    Seu design permite que os alimentos sejam cozidos uniformemente dentro dela e por ser de ferro, pode ser levada a qualquer tipo forno (à lenha ou à gás), sem a tampa. 

    A panela mineira possui 10 cm de altura e permite que seus pães cresçam bastante!

  5. Panela Dutchoven

A panela Dutchoven é perfeita para o preparo de pães de fermentação natural. Sua tampa plana e caçarola alta possibilitam que a massa se expanda, criando um efeito bonito que só os pães caseiros possuem. 

Com capacidade para 5 litros e mais de 15 cm de altura (com a tampa), a panela pode ser utilizada como assadeira em receitas de pão de panela de fermentação natural e também para outras receitas.  

A tampa da panela Dutchoven não possui puxador e, por isso, pode ser usada como frigideira. Antes de levar a massa à forma, recomenda-se colocar a panela de ferro fundido no forno por alguns minutos, a fim de pré-aquecê-la.

 

Existem várias receitas de pães de fermentação natural feitos em panelas ferro fundido. A técnica deixa o alimento com um sabor muito mais gostoso e uma textura crocante e fresquinha, assim como os de padaria. Vale a pena experimentar!

Sabia que o Blog de Ferro possui uma sessão exclusiva de artigos sobre pães de fermentação natural? CLIQUE AQUI e confira!

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: