Dicas para o arroz ficar soltinho na sua panela de ferro

Receitas | 05/04/2020 | Tempo de leitura: 2 minutos

O arroz é o alimento básico do brasileiro e por isso, acertar o ponto da receita é fundamental. Afinal, todo mundo ama um arroz bem soltinho feito na hora, não é mesmo?    No entanto, para conseguir acertar o ponto ideal do arroz, alguns fatores devem ser levados em conta, como uma boa panela, por exemplo. E, apesar de cada um possuir o seu próprio jeitinho de fazer arroz, é importante lembrar de determinados detalhes que podem ser essenciais para que você acerte a mão do seu arroz.   Pensando nisso, separamos para você sete dicas incríveis para nunca mais errar na hora de fazer aquele arroz delicioso na sua panela de ferro, seja para acompanhar um feijão ou alguns legumes. 

Como fazer um arroz soltinho na panela de ferro?

A receita para um arroz soltinho e saboroso não é segredo para ninguém. Assim, basta seguir cada etapa corretamente, com o tempo indicado, e temperar bem para conseguir um prato perfeito.    Veja quais são os ingredientes necessários para não errar:  
  • 1 xícara (chá) de arroz;
  • 2 xícaras (chá) de água;
  • ½ cebola;
  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • 1 folha de louro;
  • ½ colher (chá) de sal.
  Agora, vamos as dicas para você conseguir fazer o arroz perfeito. Confira!

1. Não mexa o arroz durante o cozimento

Quando o arroz estiver em processo de cozimento, não mexa com a colher. Para separar os grãos, apenas balance a panela de ferro com cuidado, para que, assim, eles mantenham-se inteiros e soltinhos. 

2. Acerte a medida

Quando fazemos o arroz, durante o cozimento ele triplica de tamanho. Dessa forma, calcule a medida de forma correta, utilizando a proporção de: para cada uma xícara de arroz, acrescentar duas de água.    Assim, você acerta na medida e o seu arroz fica soltinho.

3. Tempere!

Não tenha medo de temperar o seu arroz e para dar um sabor especial, fuja do óbvio – como alho e a cebola. Coloque um pouco de caldo de carne, suco de tomate e, até mesmo, vinho. 

4. Reaproveite o arroz

Quando o arroz estiver no fim, você não precisa, necessariamente jogá-lo fora. É possível reaproveitá-lo e serví-lo em novas receitas, como arroz de forno ou arroz frito, acrescentando ingredientes como queijos, temperos e legumes, por exemplo. 

5. Coloque manteiga

Uma dica para que a panela de ferro não transborde na hora da fervura é acrescentar um pedaço pequeno de manteiga na água.

6. Não deixe ficar empapado

Caso o arroz fique muito aguado mesmo após o tempo correto de cozimento, uma dica é levá-lo ao forno, em uma assadeira de ferro, durante 10 minutos, para secar os grãos.

7. Guarde de forma correta

O arroz absorve com muita facilidade aromas ao seu redor, por isso, guarde ele de forma correta, em embalagens seladas e em lugares ventilados. O que achou de todas essas dicas para fazer um arroz soltinho na panela de ferro? Caso tenha mais alguma sugestão é só deixar aqui nos comentários!

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: