Conheça os 5 pontos da carne

Receitas | 08/04/2020 | Tempo de leitura: 2 minutos

Que o brasileiro ama carnes, não é novidade. O alimento rico em proteínas faz parte da alimentação de uma grande parcela da população do Brasil, e pode ser servido de diversas formas, como acompanhamentos, entradas, pratos principais e petiscos – agradando a todos os gostos.  A principal pedida nos tradicionais churrascos brasileiros, a carne bovina, no entanto, divide opiniões quando o assunto é o seu ponto. Afinal, há quem prefira ela mal passada e, também, quem prefira ela ao ponto.  O debate a respeito do ponto das carnes é algo que pauta mesas de restaurantes e churrascos com a família. Mas, a verdade é que a carne pode ter até cinco pontos, variando de acordo com o gosto de cada um.  Descubra quais são os principais pontos da carne e como você pode prepará-los na sua panela de ferro!

Principais pontos das carnes

Alguns preferem comer carnes bem passadas, enquanto outros optam por ela ao ponto ou quase sangrando. Todavia, você sabe quais são, de fato, os pontos da carne?

1. Mal passado

O ponto mal passado é o preferido daqueles que gostam do verdadeiro sabor da carne. Tal ponto refere-se ao momento onde o corte cozinha sutilmente e fica dourado por fora, mantendo a vermelhidão no interior da peça e aumentando o sabor natural da carne.  Para conseguir chegar ao ponto mal passado, você deve assar o corte por cerca de um minuto de cada lado e verificar a elasticidade da carne – que indica a suculência. 

2. Ao ponto para mal passado

Meio termo entre a peça mal passada e ao ponto, o ponto para mal passado mostra sua diferença nas bordas da peça, deixando os cantos mais bem passados e o meio mais avermelhado.  No geral, o ponto para mal passado é muito semelhante à peça mal passada, no entanto sua aparência mostra bordas mais cozidas e seladas, com somente o centro da peça ainda vermelho e úmido com o sangue da carne.

3. Ao ponto

A carne ao ponto é a preferida por restaurantes e cozinheiros. A pedida conta com uma superfície uniforme e dourada, com aspecto selado, enquanto o meio da peça possui um tom rosado e uma aparência suculenta.  Para chegar a carne ao ponto, é preciso deixá-la grelhar por cerca de dois minutos de cada lado, mantendo a maciez no centro e cozinhando as bordas. 

4. Ao ponto para bem passado

Já no ponto para bem passado, as carnes perdem seu tom natural. Nesse sentido, a peça fica com uma coloração mais escura e um aspecto mais seco, pois todo o suco da carne acaba secando com o calor. O ponto para bem passado é pouco rosado e pode ser alcançado deixando a carne grelhar por cerca de dois minutos e meio de cada lado. No entanto, é preciso prestar atenção para que ela não passe do ponto. 

5. Bem passado 

O ponto bem passado é considerado o mais difícil de se alcançar, devido ao tempo que a peça leva para chegar. Essa pedida é muito comum entre aqueles que não gostam do aspecto rosado e úmido das carnes ao ponto, que optam, então, por elas mais secas e bem passadas.  Para conseguir chegar a esse ponto, é preciso deixar as carnes por cerca de sete minutos na grelha. Portanto, há diversas formas de preparar a carne, cabe a você cabe a você escolher qual seu favorito!

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: