tirar ferrugem de panela de ferro

Como tirar ferrugem de panela de ferro

Dicas de uso | 19/01/2022 | Tempo de leitura: 3 minutos

Nada melhor do que receber familiares e amigos em animadas confraternizações casuais. Sempre há um momento para celebrar algo especial juntamente com as pessoas com quem temos laços de afinidade, respeito e consideração. Sem dúvida, são situações únicas que marcam as nossas vidas pelo entusiasmo, companheirismo e amizade entre todos os presentes na ocasião.

E, melhor ainda se, nesses festivos encontros, forem servidos saborosos pratos, feitos na legítima panela de ferro mineira. Utensílio essencial na cozinha, a história sobre o surgimento da tradicional panela de ferro nos remete diretamente à extração do ferro, segundo elemento metálico encontrado em maior quantidade no planeta, ficando atrás apenas do alumínio, existente em extensas jazidas em várias partes do mundo.

Saiba o que causa a ferrugem em sua panela de ferro

Quem realmente ama a arte da culinária, sabe que uma boa panela de ferro deve estar sempre próxima às mãos. Com ela, é possível preparar receitas tipicamente caseiras e bem populares, que passam desde o tradicional arroz com feijão até pratos mais sofisticados. E, para quem gosta de carne, com esse utensílio dá para preparar uma infinidade de receitas.

Mas, há um momento no qual a nossa velha guerreira precisa de um merecido descanso e também de cuidados especiais, afinal, quem não gosta mesmo de ser bem tratado? E, não pense que, com a panela, é diferente! Por isso, conhecer as causas (e saber como combatê-las!) que deixam a panela de ferro com o aspecto envelhecido e desgastado é fundamental para quem quer vida longa para esse importante item da sua cozinha.

Não é raro, nos depararmos com peças enferrujadas, tristemente esquecidas em nossas cozinhas, não é mesmo? Pouco gente sabe, mas a ferrugem “ataca” o ferro porque a panela pode não ter sido “curada”. Panelas de ferro fundido devidamente curadas têm vida longa, possuindo uma superfície anti-aderente com aspecto mais natural, obtida a partir do cozimento de óleo vegetal “esparramado” por dentro e por fora da panela.

O metal sofre naturalmente a ação do oxigênio presente na água e no ar, que resulta na oxidação dos átomos do ferro, a conhecida ferrugem. Definitivamente, água e ferro não combinam, sendo que você deve evitar deixar a sua panela de ferro totalmente imersa em outros recipientes com água. Assim, água somente para a remoção da sujeira e, após esse merecido banho, não se esqueça de secar bem a peça, inclusive os seus acessórios (tampa, alças de apoio, cabo, etc.)

Para se evitar a ferrugem recomenda-se que os utensílios de ferro fundido sejam guardados apenas quando estiverem totalmente secos. Para tal, será necessário secar o utensílio, expondo-o ao sol ou ao fogo por alguns instantes até que a umidade evapore por completo. Conhecer as causas da ferrugem é fundamental, já que a oxidação impregnada na peça poderá juntar-se ao alimento preparado na panela.

4 formas para remover a ferrugem da sua panela de ferro

Agora, que você já conhece as causas que provocam a ferrugem, mãos à obra para deixá-la com um visual cada vez melhor! Se a ferrugem for pequena, essa manchinha poderá ser removida com o auxílio de um bucha de aço ou lixa (superfície abrasiva), materiais que estão sempre às mãos. Com um pouco de tempo e força no braço, é possível remover até mesmo as manchas mais impregnadas no ferro fundido.

Vinagre também é um ótimo remédio para aquelas peças com ferrugens mais resistentes, sendo necessária a imersão da panela em uma solução rica em ácido acético (vinagre). O ideal é deixar a panela “de castigo” durante toda uma noite e, na manhã do dia seguinte, a ferrugem poderá ser facilmente “raspada” como num passe de mágica! A vantagem do vinagre é que o produto não é tóxico e facilmente encontrado em nossas casas. O suco obtido a partir do limão também pode ser utilizado!

Outro método utilizado na remoção da ferrugem é o tratamento com ácido fosfórico ou clorídrico, produtos não muito populares no ambiente familiar, mas bastante eficazes na remoção dessa sujeira pesada. Funcionando com um tipo de “conversor” da ferrugem, o ácido fosfórico transforma o óxido de ferro (ferrugem!) em “fosfato férrico, substância preta de fácil remoção.

O ácido clorídrico é utilizado na indústria do aço para desoxidação de metais. Encontrado na fórmula de materiais de limpeza, essa substância ainda tem uma espécie de sobre-vida junto à panela de ferro, funcionando mesmo após o completo enxágue e secagem da peça. Tanto com o ácido fosfórico, quanto com o ácido clorídrico, é necessário a imersão da peça por por período de, aproximadamente, doze horas.

Por fim, um dos métodos de maior sucesso no combate à ferrugem é a famosa pasta obtida a partir do bicarbonato de sódio. Desta forma, dilua uma quantidade razoável do produto em um pouco de água até que seja obtida uma pasta semelhante a um creme dental. Na sequência, aplique o produto na panela com o auxílio de uma esponja macia ou mesmo uma palha de aço.

Se, após todo esse trabalho, a sua panela ainda insistir em permanecer com um visual desgastado, refaça o processo e quando ver que a penela retomou seu aspecto original faça o processo de “curagem” da peça. A “cura” irá garantir que a ferrugem não mais ataque a sua panela, deixando-a sempre com uma boa aparência. Esse será o próximo assunto a ser tratado no nosso blog! Continue conosco!

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: