Como higienizar sua chapa de ferro

Dicas de uso | 14/08/2020 | Tempo de leitura: 2 minutos

Todo mundo que tem uma chapa de ferro, sabe o quão difícil pode ser limpar a peça depois do uso. Afinal, ela é comumente utilizada no preparo de alimentos gordurosos e por isso pode acumular muita sujeira se não for higienizada corretamente.

Então, para aqueles que sofrem na hora de limpar a chapa de ferro, este é o lugar certo! Neste artigo iremos ensinar para vocês como higienizar a peça da maneira certa, para que a tarefa doméstica não seja mais uma grande dor de cabeça. Preparados? Vamos lá!

Enxágue a chapa de ferro ainda quente

O primeiro passo para garantir que a chapa seja limpa corretamente, é realizar o enxágue com a peça de ferro ainda quente. É simples, saiu do fogo, direto para a pia. Ao fazer isso, você garante que a gordura seja eliminada mais facilmente e não grude na chapa - o que torna a limpeza, posteriormente, mais complicada. 

Jogue sal grosso na chapa

Sim, sal grosso. Ele será útil na hora de esfregar a chapa e ajudará a remover as gorduras de forma mais eficiente. 

Esfregue a chapa de ferro com o sal

Com o sal grosso na chapa, pegue uma esponja e comece a esfregar, como se o sal fosse o sabão e você estivesse lavando a louça normalmente. 

Deixe secar no fogão

Depois de esfregar bastante até remover todas as gorduras, enxágue-a bem e leve a peça ao fogo para secar. Deixe o fogão no fogo baixo e seque a chapa sobre a chama para evitar a ferrugem. 

A ferrugem das peças de ferro é um resultado da oxidação do material, que ao entrar em contato com o oxigênio presente na água é oxidado, causando a deterioração do ferro. Logo, ao deixar que a chapa seque no fogo, você evita a ferrugem e preserva o utensílio. 

Passe óleo na chapa

Para finalizar, pegue um molhe um papel toalha com uma pequena quantidade de óleo e passe pela chapa, desde as beiradas até a sua base. 

Guarde com cuidado

Após higienizar a chapa de ferro, é importante armazená-la com cuidado, em um lugar seco para evitar a ferrugem e a deterioração do material. 

A verdade é que a limpeza correta das chapas de ferro faz toda a diferença e ajuda a preservar as peças, garantindo a durabilidade dos materiais e um uso muito mais satisfatório.

O higienização incorreta pode contribuir para as peças estraguem, fiquem enferrujadas e principalmente, para que resíduos acumulem e passem o gosto para outros alimentos, afetando o preparo de pratos e o sabor das comidas. Por isso, limpar corretamente é essencial e com essas dicas fica muito mais fácil.

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: