Quais utensílios usar na panela de ferro?

Dicas de uso | 11/10/2019 | Tempo de leitura: 2 minutos

Todo mundo já sabe que a panela de ferro é ótima e traz benefícios para toda a família. É possível cozinhar o alimento mais rápido devido ao seu alcance de temperatura, ela tem uma durabilidade incrível quando se cuida da maneira correta, ajuda com a saúde ao aumentar o valor nutricional dos alimentos que entram em contato com sua superfície, e é versátil pois vai tanto no fogão quanto no forno. 

Mas, você sabe quais são os utensílios adequados para panela de ferro? Não se esqueça de que não é possível utilizar qualquer espátula ou talher para manusear esse tipo de panela, certo? Principalmente por conta das altas temperaturas. 

Sendo assim, antes de qualquer coisa é fundamental descobrir quais são os melhores utensílios para utilizar junto com panelas de ferro. Acompanhe o conteúdo e saiba mais.

Utensílios adequados para panela de ferro

Para começar, temos os utensílios de metal. Eles não são os mais recomendados para  utilizar em sua panela de ferro, pois se gerar muito atrito com o fundo é possível que tanto a espátula quanto a panela se danifiquem. No entanto, se evitar forçar demais não há problema algum. O metal não estragará o tempero natural que a panela de ferro traz ao alimento.  

Outra opção de utensílios adequados para panela de ferro são os de madeira. É uma alternativa barata, fácil de se achar no mercado e, além de tudo, eles são leves e não agridem os poros da panela. 

Por sua vez, a opção mais resistente, prática e bonita de utensílios para se utilizar em panelas de ferro são aqueles feitos de silicone. O silicone é resistente a 200 graus celsius, é simples de ser lavado e não pega o cheiro dos alimentos. Outro benefício é que é uma alternativa fácil de se encontrar e possui uma qualidade excelente. 

Há também algumas opções mistas no mercado como, por exemplo, espátulas de silicone com cabos de madeira ou metal, e vice versa. De qualquer forma, o importante é prezar pelos utensílios que mais combinam com sua cozinha e que te ajudarão a preparar uma comida de ótima qualidade.

Utensílio NÃO adequados para panela de ferro

Para finalizar, tenha sempre em mente que utensílios feitos de plástico não devem ser utilizados para manusear alimentos dentro de panelas de ferro. Isso porque eles não aguentam temperaturas altas e derretem facilmente, trazendo prejuízo não só para o seu bolso, mas também para a sua alimentação. 

Vale ressaltar que é possível utilizar uma espátula de plástico para servir os alimentos preparados na panela, porém com cautela para não deixar encostar no ferro enquanto quente. Então, o melhor mesmo é evitar espátulas de plástico para cozinhar, não é mesmo? 

Em suma, a escolha e a utilização de utensílios adequados para panela de ferro é fundamental para a conservação de ambos – tanto da panela quanto dos utensílios. Não se esqueça de sempre adequar os produtos à sua necessidade e procurar qualidade e excelência para que você possa continuar cozinhando a melhor refeição para sua família. 

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: