Como surgiu a panela de ferro?

Bem estar | 27/12/2019 | Tempo de leitura: 3 minutos

A panela de ferro surgiu há muitos anos, antes mesmo da sociedade que conhecemos hoje estar estabelecida. Entretanto, com certeza não é por acaso que o número de adeptos ao seu uso só cresce no mundo, principalmente por conta dos inúmeros benefícios que esse utensílio traz. Para se ter uma ideia, a panela de ferro fundido não só aumenta o teor nutricional dos alimentos, como também é capaz de fornecer um gosto único a eles, algo que faz toda a diferença. 

Você está curioso para saber como surgiu a panela de ferro e como ela se tornou o que conhecemos hoje? Então acompanhe este artigo até o final para desvendar essa história.

Mas, afinal, como surgiu a panela de ferro?

Não podemos falar com certeza sobre onde tudo começou, mas a história mostra que na China, a aproximadamente 2.000 anos atrás, o ferro fundido era utilizado em muitos utensílios de cozinha. Essa técnica de fundição conhecida ali se espalhou pelo mundo e alcançou os Países Baixos, onde moldes de areia seca eram utilizados para criar panelas que ficaram conhecidas como “Forno Holandês”. 

Do outro lado do mundo começou a tradição japonesa de bules ornamentais de ferro, conhecidos como tetsubin, que se estendem até hoje. Além disso, há indícios de que nas Américas já existiam grupos criando utensílios domésticos a base de ferro fundido, porém foram os colonizadores que trouxeram efetivamente as panelas de ferro e começaram a aprimorar as técnicas em terras americanas.

panela de ferro fundido muito antiga

Atualidade

Hoje, é importante destacar que os utensílios produzidos em ferro fundido conquistaram seu lugar em todas as cozinhas do mundo e também nos corações das pessoas que os possuem e são fãs de verdade do seu sabor. 

O processo de criação das panelas de ferro continuou o mesmo por muitos anos, mas o avanço da tecnologia gerou um refinamento maior no produto final. Hoje em dia compramos panelas de ferro em formatos quase idênticos, polidos e muitas delas já vêm temperadas de fábrica. Ou seja, já chegam prontas para ser usadas.

O processo de temperar a panela de ferro é extremamente importante, pois cria a camada protetora de óleo que, além de cuidar para que sua superfície não enferruja, cria uma  camada antiaderente natural capaz de fornecer aquele inconfundível gosto ao alimento que está sendo preparado.

O grande segredo da panela de ferro está na sua capacidade de chegar a altas temperaturas, o que faz com que o ferro da panela seja liberado no alimento. Nesse sentido, no Brasil, desde o ano de 1991, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso da panela de ferro para preparo de refeições para pessoas com deficiência de ferro, como gestantes, vegetarianos e crianças. Não é à toa, portanto, que a panela de ferro é importante nas nossas vidas.

pure de batata em panela de ferro

Curiosa a história de como surgiu a panela de ferro, não é mesmo? Pode não ter marcações temporais conclusivas, contudo não tenha dúvida de uma coisa: os utensílios de cozinha feitos de ferro fundido sempre estiveram na vidas das pessoas e sempre continuarão presentes, ainda mais por conta da sua durabilidade incrível. Quer conhecer as panelas mais tradicionais que existem? Confira nosso site.

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: