Frigideira de Ferro Fundido

Frigideira de ferro fundido: conheça as principais vantagens de utilizá-la

Dicas de uso | 05/09/2014 | Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, ter opção de sobra na hora de comprar, é sempre bom. Às vezes, ter muitas opções acarreta dúvidas na hora da escolha. Principalmente no quesito de frigideiras, panelas e utensílios domésticos. Não basta somente ir a uma loja e pedir qualquer uma ao vendedor. É preciso mais do que isso! Saber de qual o material ela é fabricada; se você está comprando algo que corresponde é praticidade para o seu dia-a-dia; se o preço não envolve só boa aparência, mas, qualidade com durabilidade, essas e outras vantagens que uma boa frigideira pode trazer para a sua vida.

 

Nós, da Panela de ferro, compreendemos estas dúvidas e preparamos algumas informações úteis que o ajudarão na aquisição de uma boa frigideira.

As Frigideiras

As frigideiras são ideais para cozinhar em fogo lento e para produção de pratos que requerem poucos passos a serem preparados. O que muitas pessoas não sabem é que existem variados tipos de frigideiras, que se diferem por características básicas, como:

  • Formato;
  • Tamanho;
  • Peso;
  • Matéria prima.

Dentre os tipos, elas se dividem basicamente em cinco categorias: aço inox; alumínio; antiaderentes; ferro e ferro fundido. Hoje em especial, falaremos das frigideiras que possuem como material, o ferro fundido.

Frigideiras de Ferro Fundido

As frigideiras de ferro fundido garantem o melhor cozimento dos alimentos, por conservar a temperatura dos alimentos, deixando-os aquecidos por muito mais tempo. São utensílios versáteis, podendo ser utilizados em todos os tipos de fogão. As frigideiras de ferro fundido não quebram e o seu material é estável, contribuindo na fixação na trempe do seu fogão e na mesa.

Entenda os benefícios de um utensílio de ferro fundido

As frigideiras apresentam inúmeras vantagens em relação aos outros utensílios de cozinha, sendo elas:

  • Não são tóxicas;
  • São utensílios resistentes, duráveis e estáveis;
  • São antiaderentes;
  • Não quebram ou se deformam;
  • São versáteis, podendo ser utilizadas e encaixadas em qualquer lugar do fogão.
  • São nutritivas, pois fornecem pequenas quantidades de Óxido de ferro (ferrugem) e manganês nos alimentos produzidos. A falta de ferro causar diversas doenças como a anemia, além de sintomas como cansaço extremo, desânimo e falta de atenção.

Por isso, esses minerais são incorporados na comida e se tornam essenciais para o combate e prevenção da anemia.

Como Preservar a sua Frigideira?

A limpeza e preservação de frigideiras de ferro fundido é muito fácil de fazer. Então, pegue o papel e a caneta e anote as dicas que separamos para te ajudar a manter o utensílio preservado e com maior durabilidade! Confira:

  • Ao lavar a frigideira, utilize sabão neutro, preferencialmente em barra, para evitar que os poros da superfície de ferro retenham resíduos de detergente;
  • Evite usar esponjas que retiram a camada protetora de sua frigideira. Com o passar do tempo e com a utilização de frituras, novas camadas de proteção se formarão na superfície de ferro, ajudando a evitar a ferrugem.
  • Após realizar o processo de lavagem, seque o utensílio ao fogo por alguns instantes até que a umidade evapore;
  • É recomendado não armazenar alimentos na frigideira ou em seu utensílio de ferro fundido, pois com o passar horas, a água dos alimentos armazenados fará com que inicie de forma natural o processo de oxidação. Este procedimento resulta na alteração da aparência de alguns alimentos, como o escurecimento. A comida demonstra as propriedades do ferro.

Faça refeições saudáveis preparadas numa frigideira!

Nesta altura, você já deve ter percebido que para elaborar um bom prato não basta apenas utilizar ingredientes de boa qualidade ou um bom cozinheiro, não é mesmo? Saber escolher qual a panela ou utensílio certo para cada tipo e comida é um bom começo.

Como você pode observar, este utensílio é benéfico para nós em muitas maneiras. Agora que você já sabe algumas vantagens que uma frigideira de ferro fundido pode trazer para o seu dia-a-dia, é hora de pensar nos pratos a serem produzidos. Quando o assunto é cozinha, a dica é arriscar. Abuse do seu caderninho! Utilize receitas básicas com ideias que também são fácies e rápidas de se fazer, porém - um pouco mais incrementadas.

Um bom exemplo é fazer receitas utilizando alimentos como o ovo, que possui grande variedade de pratos, como: omeletes; panquecas; ovos mexidos; pizza de frigideira com batata e ovos; bifes fritos e grelhados ou aquele mexido com legumes e carnes!
Capriche e varie no cardápio, pois o que vale é a criatividade e o espirito de inovação na hora de cozinhar.

Agora que você sabe todas as vantagens de ter uma frigideira de ferro fundido, não perca tempo! Faça a aquisição de uma e experiente todos esses benefícios e muito mais!

 

APanela de Ferro

Iniciamos nossas atividades as margens da Rodovia MG-050 em Divinópolis - MG no ano de 1972, atuando no ramo de restaurante e posto de combustivel expandimos nosso negócio em 1982 com o comércio de produtos panelas e utensílios de ferro fundido da Fundição Mineira. Desde então nos tornamos referência na região quando o assunto era os excelentes produtos de ferro fundido que comercializamos. No ano de 2008 iniciamos nossa loja virtual e nos tornamos o maior revendedor de produtos de ferro fundido do Brasil, atendendo com rapidez e preços imbatíveis mais de 45000 clientes de todo o Brasil. Tenha certeza de que estará fazendo um excelente negócio ao comprar conosco.

Comentários: